Desde 2010

buru-rodas

////

27_pcf270717

:::::

SURPRESA – Após decidir não viajar de avião para evento da Ford do Brasil (p/ lançamento do EcoSport 2018 ocorrido esta semana em Recife-PE), decidi ir ao compromisso de carro. Gentilmente, a marca norte-americana ofereceu-me um voucher para usar veículo alugado ao invés do meu automóvel particular. Fui à Localiza, líder do ramo na América Latina e surpreendi-me com o padrão dos serviços ofertados pela gigante fundada em 1973: atendimento lento e entrega de um Ford KA com 30.635 km rodados, sujo por fora e por dentro, fedendo a cigarro e ainda com o sistema de direção problemático.

RESULTADO – Fui obrigado a devolver o veículo na loja da Localiza na Av Álvaro Otacílio (bairro de Jatiúca, Maceió-AL) e recebi em troca outro hatch de quatro portas, um inusitado Sandero 1.0 com motor de 3 cilindros e 82 cv. Não há um mal nesse mundo que não traga um bem: o compacto da Renault é surpreendentemente interessante na estrada. Com acerto exato no câmbio de 5 marchas e motor sempre esperto com os giros lá em cima, é uma delícia para viajar de maneira econômica.

MAIS – Há mais duas etapas que quase esqueci de contar: na entrega do Renault Sandero, tive que esperar o funcionário retirar a tampa central que comporta as duas aletas de ventilação do ar-condicionado, para que o mesmo pudesse reiniciar e reabilitar o sistema de multimídia do carro, que não estava funcionando. O processo demandava a inserção de um número (visível apenas nesse escondido local do painel) associado a um código. E na devolução (feita ontem pela manhã) ainda tive o desprazer de pagar R$ 183,14 cobrados pelos 6/8 (seis oitavos de um total de oito oitavos ou 37,5 litros para ser mais claro) consumidos do tanque de combustível do Sandero, que comporta, no total, 50 litros. Ou seja, na matemática da Localiza, cada litro de combustível custa R$ 4,88!

OUTRO PADRÃO – Já aluguei carros no exterior diversas vezes. Nos Estados Unidos, por exemplo, a reserva fica pronta com muitas horas de antecedência e, caso haja um imprevisto, a substituição sempre é feita por um carro de categoria superior. Acredito fielmente que seja quase impossível passar pelo que passei na Localiza, estando numa locadora como a AVIS, por exemplo, com padrão irretocável de atendimento.