Desde 2010

buru-rodas

////

03_pcf030817

:::::

ELÉTRICOS – Esta semana o jornalista alemão Henrik Böhme, especializado em automóveis, recolocou na mesa a discussão sobre a viabilidade – ou não – dos veículos elétricos. Sarcástico, Böhme ironizou os defensores ferrenhos dos veículos elétricos, apontando ignorância sobre o tema. O chamado ´balanço ambiental´ do carro elétrico é assustador, visto que o seu custo de produção é alto e as suas baterias precisam de muito cobalto e lítio para serem produzidas. Sem contar da necessidade de se reciclar ou dar um fim ambientalmente correto aos resíduos de um carro elétrico no término de sua vida útil.

NÚMEROS – Um exemplo citado pelo jornalista germânico é bem emblemático: um Mercedes-Benz Classe E (sedã de tamanho médio/grande) com motor de 6 cilindros movido puramente a gasolina, necessita de oito anos de uso para causar o mesmo impacto ambiental que ocorre na construção de um carro elétrico do mesmo porte. Ou seja, a questão vai muito mais além da simples observação de que veículos (carro, barco, moto, trem, avião, etc…) elétricos não poluem o meio ambiente durante o seu funcionamento. O ponto fulcral do negócio é o que acontece antes do seu ´nascimento´ e depois, quando ele atinge o status de ´máquina inservível´.

MAIS BAGACEIRA – Uma das maiores reservas de Cobalto do mundo, matéria-prima necessária para a construção das baterias de veículos elétricos, encontra-se no Congo, país miserável, repleto de guerras civis e tomado pela corrupção. Crianças em condições desumanas de trabalho são os principais coletores desse minério no Congo, sem contar que a fabricação de baterias de íons de lítio/cobalto, liberam venenos e ´chuvas´ de partículas finas, além de toneladas de CO2! Portanto, o buraco – dos veículos elétricos – é bem mais embaixo de onde imaginávamos…

WAZE – Recentemente o Google anunciou a habilitação do aplicativo de navegação Waze para operar no sistema Android Auto. A Honda do Brasil aproveita o momento para divulgar que as centrais multimídias que equipam o modelo Civic EXL e Touring, assim como o Accord, estão aptas a “espelhar” o conhecido aplicativo de navegação de forma intuitiva. Você já sabe: o Waze traça rotas de acordo com a condição de trânsito, informando situações adversas, como buracos, acidentes e veículos parados na pista. No aplicativo também é possível fazer a busca dos endereços por comando de voz. O usuário pode, além de receber os alertas de trânsito, reportá-los ao sistema, via a tela do sistema multimídia. A marca japonesa diz que, brevemente, também irá oferecer a tecnologia em novos produtos do seu portfólio.

CHINÊS – JAC Motors traz para o mercado brasileiro o novo modelo T40, mais uma opção para o segmento de entrada dos SUVs. Ele tem motor 1.5 16V Flex e câmbio manual. A opção com transmissão automática CVT somente chegará em 2018. A marca chinesa diz que o novo SUV terá duas versões com preços sugeridos de R$ 56.990 (Pack 2) e R$ 58.990 (Pack 3). O utilitário esportivo tem piloto automático, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas e kit multimídia com tela de 8 polegadas. Em Maceió não tem mais concessionária da JAC.