Desde 2010

buru-rodas

////

10_pcf100817

:::::

SUBINDO – O hatch Sandero terminou mais um mês entre os veículos mais vendidos do Brasil. Esse compacto da Renault registrou 6.663 emplacamentos no mês de julho, ficando em quarto lugar no ranking nacional. Entre os comerciais leves, o Renault Master manteve sua liderança de mais de três anos no segmento dos furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). No acumulado do ano, a Renault mantém a participação de 7,3% de mercado.

EXEMPLO – A concessionária Metra (operadora do Corredor Metropolitano ABD na Grande São Paulo), amplia agora os investimentos para a manutenção e qualificação do pavimento que ela é responsável. A empresa começa a substituir, gradativamente, as antigas placas de concreto por novas peças de concreto armado, estas mais resistentes e que podem durar mais de 20 anos praticamente sem manutenção! Exemplo de respeito com o dinheiro público pago com o suor dos brasileiros que trabalham.

AQUI – Todo inverno chuvoso entra em cena a “Operação Tapa Buraco”, a fazer remendos mal feitos no imoral asfalto alagoano…

CONCLUINDO – A Comissão Europeia aprovou o projeto de aquisição pelo Grupo PSA (Peugeot/Citroën) e pelo banco BNP Paribas das sociedades de financiamento cativas da Opel/Vauxhall. A assinatura do projeto de aquisição e da parceria estratégica de longo prazo em torno das marcas Opel e Vauxhall (pertencentes à General Motors) tinha sido anunciada no último dia 6 de março, no âmbito da aquisição das empresas pelo Grupo PSA. A operação ainda está sujeita à aprovação das autoridades bancárias europeias, cuja decisão está prevista para o segundo semestre.

MAIS RAPIDEZ – A Comissão de Viação e Transporte aprovou ontem (9/8) o relatório da deputada federal Christiane Yared (PR-PR) para o Projeto de Lei Nº 6835/17, que limita em 180 dias o prazo para as autoridades de trânsito julgarem o recurso das multas. Até então, os órgãos fiscalizadores não cumpriam prazo algum para responder os processos. A medida servirá para dar mais agilidade aos processos administrativos que tramitam nas entidades de policiamento de trânsito. Para entrar em vigor, o PL ainda precisa passar por mais duas etapas: segue para a Comissão de Constituição e Justiça e depois avança ao Senado Federal.

TURBO – BorgWarner, famosa marca fabricante de auto-peças, comemora a escolha do seu turbocompressor de dois estágios regulados para equipar o motor 2.0 a diesel de 240 hp de alguns modelos da Jaguar Land Rover. O novo turbo, que possui carcaça arrefecida à água, oferece torque maior em baixas rotações e melhora o desempenho e a eficiência do motor, contribuindo para a redução das emissões.

CHEGANDO – E a safra de SUVs não pára de crescer no Brasil. Na semana que vem, lançamento oficial de dois utilitários esportivos importados de porte médio: Audi Q5 (segunda geração) e Volvo XC-60.

ÔNIBUS – A Volvo Bus Latin America lança um novo chassis de ônibus para o transporte urbano de passageiros: o B8R. O modelo substitui o atual B290R. O novo veículo é até 3% mais econômico em consumo de combustível que o seu antecessor. Outra vantagem é a redução do custo de manutenção em até 4%, segundo a fabricante sueca. O modelo traz novo motor de 250 cv de potência, 95 kgf.m de torque, e caixas de câmbio Voith ou ZF.

PRÊMIO – A DAF Caminhões Brasil recebeu pelo segundo ano consecutivo o prêmio de “Marca do Ano” pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), na categoria “Caminhões e Ônibus”. A indicação aconteceu por intermédio da “Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado” e tem como critério a participação mínima de 20% das concessionárias de cada marca indicada. A empresa vencedora foi a que atingiu a melhor média de notas atribuídas entre 25 questões sugeridas.

GENTE – Inusitado o rápido falecimento do estimado Dr. Paulo Vitório. Eu estava em São Paulo na semana passada quando soube da triste notícia. Urologista renomado e bem sucedido, ele adorava automóveis e era um dos leitores mais entusiasmados da Gazeta Auto. Usava bons carros no dia a dia, dentre eles um Mercedes-Benz SLK, mas jamais se desfez do seu adorado Fusquinha ´Itamar´, veículo que cuidava com o maior zelo. Nosso abraço à família desse amigo 100% leal! Grande perda para Alagoas.