Desde 2010

buru-rodas

////

12_pcf121017

:::::

EM BAIXA – A vida dos hatches de tamanho médio não está nada fácil no Brasil. O nicho atualmente só tem seis participantes: Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze, Hyundai i30, Fiat Bravo (fora de linha, mas com algumas unidades ainda à venda Brasil afora), Ford Focus e Peugeot 308. Juntos, eles não conseguiram atingir nem 1.300 unidades agora em setembro de 2017!

PANORAMA – O Cruze lidera o segmento com 634 carros vendidos no mês passado. O Focus ficou em segundo lugar com 405 unidades, seguido pelo VW Golf (apenas 192 carros) e Peugeot 308, que teve 47 unidades emplacadas. O Fiat Bravo (como dito, já fora de linha, mas com alguns veículos no estoque dos concessionários) e o Hyundai i30 não venderam, sequer, 1 carro! Os números mostram claramente a desatenção do consumidor para esse tipo de carroceria de dois volumes e também exibem o descontentamento do alto preço de tabela que essa turma é ofertada.

SURPRESA – O que mais me intriga nessa situação é o caso específico do ótimo Volkswagen Golf: sucesso arrebatador em mercados exigentes como Alemanha e Inglaterra, o Golf – há décadas – figura sempre entre os cinco carros mais vendidos do mundo. No seu segmento não há produto tão refinado, bem acabado e resistente quanto ele. O futuro do Golf aqui no Brasil está por um fio, assim como todos os outros citados. Números baixos, evidentemente, inviabilizam a produção. Com a chegada do Polo, muito provavelmente o Golf deixará de ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) e deverá começar a ser importado do México ou da própria Alemanha.

ESPERANÇA – Ainda sobre o Golf. Talvez a única saída para retomar as vendas desse carro no Brasil seja a chegada do ´novíssimo´ Golf (ano/modelo 2018) que já foi reestilizado na Europa. Outra coisa: a versão TSi com 3 cilindros não oferece câmbio automático, uma exigência cada dia maior no mercado brasileiro. Enquanto isso…, os SUVs (utilitários esportivos) fazem a festa no mercado. Revendedores de Jeep Renegade, Renault Duster, Honda HR-V, Nissan Kicks, Ford EcoSport… estão rindo à tôa com a procura desse tipo de veículo.