Desde 2010

buru-rodas

////

16_pcf161117

:::::

INTRUSO – Durante esta semana (14 a 19 de novembro) acontece a 14ª edição do Salão Duas Rodas. O evento que acontece no espaço ´São Paulo Expo´ exibe as principais marcas de motocicletas do mundo, mas nem só de duas rodas vive esse evento. A alemã Audi aproveita o momento para exibir o novo RS 3 sedã, modelo que começará a ser vendido no Brasil a partir de dezembro. O esportivo faz a sua pré-estreia no estande da marca Ducati. Ambas pertencem ao conglomerado VW Group. Não me lembro de ter visto ação criativa como esta em outras edições do Salão Duas Rodas.

MAIS – Falando nele, o novo Audi RS 3 sedã vem com motor 2.5 TFSi/turbo com 5 cilindros, 400 hp de potência máxima e torque de 48,5 kgf.m. Segundo o fabricante alemão, ele consegue acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, número que muitas Ferraris não conseguem atingir.

AUTÔNOMOS – Estudos e pesquisas recentes concluíram que a chegada dos carros 100% autônomos (que dispensam a presença de um motorista) poderão gerar benefícios, mas também podem trazer prejuízos. O lado bom é que os veículos autônomos eliminarão acidentes e as irracionais brigas no trânsito, oriundas de disputas insanas entre seres humanos estressados, mas a frota poderá crescer tanto, que isso forçará ainda mais a expansão urbana. Há um mercado gigantesco ainda virgem para os carros autônomos. Idosos e pessoas com algum tipo de necessidade especial ou deficiência física, são exemplos de grupos sociais específicos que, provavelmente, se tornarão clientes de marcas que ofereçam veículos autônomos. O relatório que fala sobre o tema foi divulgado recentemente pelo Boston Consulting Group e pelo Fórum Econômico Mundial.

NOVO MOTOR – A japonesa Mazda declarou, por intermédio de release enviado à imprensa, que está desenvolvendo um motor rotativo que será utilizado brevemente nos seus modelos mais esportivos. O excepcionalmente simples motor rotativo, patenteado por esta marca nipônica, já foi utilizado em escala comercial no Mazda RX-8, que saiu de linha em 2012.

A empresa promete um híbrido (motor rotativo à combustão associado a uma unidade elétrica) até 2019. Curiosidade: os ótimos carros da Mazda, extremamente bem aceitos em mercados exigentes, como os Estados Unidos, não são comercializados no Brasil. O organizado Chile é um dos maiores consumidores dessa conceituada marca.

SORTEIO – A Volkswagen já lançou a promoção “Oficina de Prêmios”. A ação oferece milhares de prêmios exclusivos e ainda sorteia um Novo Polo zero KM entre os clientes da marca alemã. A cada R$ 600,00 em serviços realizados na mesma data em oficinas de concessionárias da Rede Volkswagen de todo o Brasil, o cliente ganha um cupom com duas chances de ganhar. Num lado do cupom, ele terá a possibilidade de encontrar um prêmio instantâneo. No outro lado, o cliente VW encontrará um código para se cadastrar no site “www.oficinadepremios.com.br” e assim concorrer a um Novo Polo zero quilômetro. A promoção é válida até 10 de fevereiro de 2018 e o sorteio do Novo Polo será realizado no dia 21 de fevereiro de 2018.

POLO – Ainda sobre ele. O Volkswagen Polo foi eleito o “Car Awards Brasil 2018”, vencendo a categoria “Melhor Carro Nacional”, a mais importante na premiação da Revista Car Magazine. O modelo foi eleito pelo voto popular, via internet. De um total de 37.818 votos, o Novo Polo obteve 47,3% da preferência do público na categoria, muito a frente dos demais concorrentes nacionais. O CAR Awards Brasil é realizado anualmente e se baseia em três principais critérios: lançamento efetivo em 2017; representatividade no mercado e avaliação da equipe da revista Car Magazine. O modelo é comercializado no Brasil com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSi, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSi.