11 / 01 / 2018

////

11_pcf110118

:::::

VENDAS – Volvo Cars comemora o bom momento do seu SUV mais luxuoso aqui no Brasil. O XC-90 atualmente lidera as vendas no rico Estado de São Paulo, mercado automotivo mais importante do país. O modelo também foi o líder do seu segmento no restante da região sudeste em 2017. A fabricante sueca também celebra os números da versão híbrida “T8” desse mesmo SUV. Dentro do seu nicho, ele também foi o mais vendido no ano passado.

ANOS-LUZ… – Enquanto aqui no Brasil as discussões governamentais (e da própria indústria automotiva) sobre a viabilidade dos carros elétricos ainda engatinham, no Japão, os proprietários do novo Nissan Leaf poderão instalar gratuitamente painéis solares em seus domicílios, caso se inscrevam no plano oferecido pela “Ecosystem Japan”. A oferta faz parte de uma campanha conjunta da Nissan e da Ecosystem Japan que pretende promover o uso deste tipo de energia para alimentar o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo, que é o Leaf.

NOVO APP – A Ford anunciou que a partir de agora o ´Sygicp´ (um dos aplicativos de navegação mais populares do mundo principalmente entre usuários de celulares iPhone), estará disponível na sua linha de produtos. O app fornece informações como rotas, condições do trânsito e radares, operando por meio de comandos de voz e com imagem projetada na tela do veículo. Os relançados New Fiesta e EcoSport ano/modelo 2018 já trazem uma versão do SYNC 3 compatível com o Sygic. A marca norte-americana diz que para os modelos Focus, Fusion e Ranger também será disponibilizada uma atualização de software para permitir seu uso no primeiro trimestre de 2018.

CONFIRMADO – Volkswagen apresentará oficialmente o Virtus (versão sedã do Polo) à imprensa especializada no próximo dia 22 de janeiro em São Paulo. O modelo também será feito na plataforma MQB, a mesma que comporta o Golf, Jetta, Passat e outros carros da marca alemã. O Virtus já foi exibido no ano passado para alguns jornalistas. Para quem gostou dessa 6ª geração do Polo, garanto: ele é ainda mais atraente do que o hatch.

FIAT – Sairá em segundo lugar nessa briga dos novos sedãs compactos, pois somente lançará o “Cronos” (versão sedã do Argo) no início de fevereiro. Outra desvantagem: VW Virtus terá as mesmas possibilidades de motorização do Polo, com ´trens de força´ muito mais modernos e eficazes do que os da marca italiana, como por exemplo, o motor VW TSi (1.0 turbo com 3 cilindros), reconhecido mundialmente pela alta performance e economia. Fiat Cronos usará motores E-Torq sem injeção direta de combustível, aspirados e já obsoletos perto do exitoso projeto da VW.

VIVA – Maceió terá outra vez uma segunda concessionária Volkswagen. A nova revenda – já batizada de ´Viva´ – será inaugurada, provavelmente, no dia 29 de janeiro no mesmo local aonde já existiu a saudosa ´Mapel 2000´. Expansão dos negócios do “Grupo Akane” (JRCA Veículos) de João Pessoa (PB).

SE LIGUE! – Esse país parece não ter conserto… Detran de Alagoas – em ótima iniciativa do seu Diretor Geral, o amigo Antônio Carlos Gouveia – não mais enviará a “amarelinha” (guia de licenciamento dos veículos) via Correios. A partir de agora os proprietários dos veículos terão que acessar o site do Detran (www.detran.al.gov.br) para realizar a operação. O problema é que alguns larápios virtuais tentam se aproveitar da situação enviando ´spams´ criminosos contendo um boleto bancário falso. Um golpe simples, mas que pode pegar muita gente desatenta.

EM ANDAMENTO – Faço nesse instante a avaliação da versão SL (topo) do SUV compacto Nissan Kicks. Tenho me surpreendido com o baixo consumo de 8,4 km/litro de álcool.

Deixe seu comentário