Desde 2010

buru-rodas

////

22_pcf220218

:::::

MERCADO ABERTO – Um dado inacreditável, mas que, sem dúvida, representa uma oportunidade gigantesca para os corretores de seguros de veículos. Dos 5,3 milhões de motociclistas que circulam no sudeste, apenas 1% tem seguro contratado para a sua moto. E na região nordeste (aonde o número de motos supera o de carros em circulação), a situação é ainda mais incrível: somente 0,65% da frota total de motos é segurada. O levantamento foi feito pelo marketplace de seguros da Thinkseg.

NÚMEROS – Em 2017, de todos os financiamentos de veículos contratados no Brasil, 14,3% abrangeram motos, segundo dados da Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). No ranking dos Estados do sudeste, São Paulo (23%) e Minas Gerais (8,5%) são os que mais financiaram motos no País. Em três Estados do nordeste (Ceará, Bahia e Pernambuco) as motos representaram 14,2% dos financiamentos.

DUAS RODAS – Yamaha anuncia a chegada da sua nova ´Crosser 2018´. O modelo (que foi apresentado no Salão Duas Rodas de 2017) será vendido no mercado brasileiro em duas opções: a Crosser ´Z´ (com para-lama alto) e a ´S` (com para-lama baixo). Com 3 anos de garantia, a máquina tem painel com visor digital, motor flex de 12,4 hp de potência máxima e tanque de combustível com capacidade para 12 litros. O preço sugerido (base do mercado de São Paulo, sem frete ou seguro) é de R$ 11.490 (Z) e R$ 11.290 (versão S).

ROLETA RUSSA – Toyota do Brasil se apressa no projeto de fabricação do híbrido Prius aqui no país. No intuito de explorar um marketing do tipo ´carro ambientalmente 100% correto´, a marca japonesa deverá transformar o motor do Prius (extremamente econômico e movido apenas a gasolina) numa unidade “flex”. O objetivo é expor o modelo ao público como um veículo ´verde´, que poderá rodar apenas com eletricidade associada ao etanol (combustível vegetal). O detalhe é que, nessa transformação de motor puramente a gasolina para um bicombustível, fatalmente perde-se em eficiência de queima. A marca poderá, desta forma, dar um tiro no próprio pé, tirando o Prius do patamar extremamente econômico, rebaixando-o apenas ao nível de um carro econômico.

NO NORDESTE – A Bridgestone (maior fabricante de pneus do mundo na atualidade), comemora agora em fevereiro, 11 anos de operação da sua unidade localizada no Polo Industrial de Camaçari (BA). A empresa é líder global do setor de pneumáticos, com 49 fábricas distribuídas por todos os continentes. A fábrica de Camaçari produz pneus para carros de passeio e picapes.