Desde 2010

buru-rodas

////

29_pcf290318

:::::

REAÇÃOBrasil parece começar a retomar o fôlego na produção e vendas de veículos. O Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), que brevemente completará três anos de operação, anuncia que começará a funcionar em três turnos. A moderna fábrica é responsável pela fabricação dos Jeeps Renegade e Compass e também da picape Fiat Toro. Por causa dessas alterações positivas, já foram contratados 1.500 novos funcionários. Além da unidade da FCA, o conglomerado pernambucano comporta as 16 empresas do chamado ´Parque de Fornecedores´.

ELÉTRICOS A japonesa Nissan revelou planos de lançar um número cada vez maior de veículos eletrificados, expandir e evoluir os sistemas de condução autônoma e acelerar a conectividade dos seus veículos. Essas estratégias fazem parte do ´Nissan M.O.V.E. to 2022´. Entre os principais objetivos estão a meta de vender anualmente 1 milhão de veículos eletrificados até o ano-fiscal 2022. A marca também pretende desenvolver oito novos veículos puramente elétricos com base no hatch Leaf; introduzir um mini carro elétrico no Japão; eletrificar toda a linha Infiniti já partir de 2021, dentre outras ideias a serem reveladas no futuro.

ANIVERSÁRIO Volkswagen do Brasil completou 65 anos de atuação no país. A marca alemã está investindo R$ 7 bilhões no desenvolvimento (e lançamento) de 20 novos veículos até 2020. Desses vinte carros, três já foram lançados: Polo e Virtus (ambos produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP) e a Amarok V6 (feita na Argentina). O 4º produto dessa lista será o novo Tiguan, que chegará em abril. Maior fabricante e exportadora da história do setor automotivo nacional, a Volkswagen alcançou agora em 2018, 23 milhões de veículos produzidos no Brasil.

PRÊMIOTarso Marques, ex-piloto de corridas que, inclusive, competiu na Fórmula 1, ganhou mais um prêmio na sua carreira. Sua motocicleta futurista ´TMCDumont´, equipada com motor Rolls-Royce de avião com 300 hp de potência, foi a grande campeã no ´Daytona Bike Week´, maior evento de customização do mundo no setor de duas rodas. É a sexta vez que a empresa Tarso Marques Concept conquista esse título com seus projetos.

MICHELIN Com mais de 120 anos no mercado, a gigante Michelin produtora de pneus, também atua com outros itens relacionados à mobilidade. Sua linha ´Michelin Lifestyle´ lança no Brasil novos produtos para cuidados automotivos. A marca diz que todos os seus produtos têm o chamado ´conceito verde´ na sua fabricação, ou seja, são formulados para ser biodegradáveis ao máximo. A linha oferecerá no país a partir de agora os seguintes produtos: lava autos; lava autos siliconado; cristalizador de parabrisa; desengraxante multiuso; limpa motor; limpa vidros; brilha pneu; lubrificante multiuso; cêra líquida premium; infla pneus e revitalizador de couro e plásticos.

MAIS LIMPO A Scania estabeleceu duas metas a serem cumpridas até 2025: a marca sueca quer reduzir pela metade as emissões de CO² em suas operações globais e nos seus fluxos de logística de transporte terrestre na Europa e na América Latina. A montadora busca atingir a primeira meta otimizando ainda mais seus processos de produção, melhorando a eficiência energética e convertendo sua geração atual para fontes renováveis. Em 2017, a Scania anunciou o compromisso de mudar seus processos para eletricidade e meios livres de combustíveis fósseis até 2020.