Desde 2010

buru-rodas

////

24_pcf240518

:::::

CARRO DO PRÍNCIPE – A Mini/BMW até havia anunciado que já tinha feito um modelo exclusivo, especialmente desenvolvido para o Príncipe Harry e sua futura esposa Meghan Markle. Mas quem (de mansinho e discretamente) roubou a cena no casamento real foi a inglesa Jaguar, que forneceu um belíssimo E-Type Roadster da série 1.5, de 1968 para o casal.

PASSEIO – Já na condição de marido e mulher, Harry e Meghan, saíram do Castelo de Windsor em direção à recepção que os aguardava na ´Frogmore House´, um palácio rural do século XVII situado a menos de 2 km do local do casamento. Eles tiveram o privilégio de circular na única recriação que a Jaguar Land Rover Classic fez de um histórico E-Type Roadster dos anos ´60, convertendo-o num moderno carro elétrico. Charme 100% compatível com a ocasião.

VOLVO – Você sabe que atualmente os chineses são os donos da Volvo, marca que fabrica os seus carros na Suécia, Bélgica e China. A empresa foi comprada pelo bilionário Li Shufu, dono da Geely e maior acionista da Mercedes-Benz. No momento da aquisição ele se comprometeu que o maior volume de fabricação dos carros da Volvo ficaria na Suécia, mas como os custos de mão de-obra nos países nórdicos são caríssimos, é provável que este compromisso não dure para sempre. E o aviso parece que já chegou. Recentemente o vice-presidente de design da Volvo, Robin Page, disse que “os Volvo feitos na China têm melhor qualidade do que os fabricados na Europa”. Shufu é homem astuto nos negócios e no dia em que a produção for transferida para a China, os lucros anuais certamente vão disparar.

NOVO ST Ford já lançou (nos Estados Unidos) o seu novo Fiesta ST. O compacto esportivo da marca norte-americana perdeu um cilindro, mas ganhou potência: com um motor de 1.500 cm³ e apenas 3 cilindros, ele entrega nada menos que 200 hp de força! O segredo? Um turbocompressor muito arisco. O antigo propulsor era um 1.6 de 4 cilindros. A troca por uma unidade menor deu-se, principalmente, por causa da diminuição das emissões. A ótima máquina jamais foi comercializada no Brasil e nem será.

NOVOS TRAÇOS – O executivo Kevin Hunter, presidente da Calty Design Research (empresa responsável pela atualização da estética dos carros da Toyota) disse que os novos modelos da marca nipônica terão, a partir de agora, um desenho muito mais ´alegre´. Hunter admitiu que há muitas queixas de clientes em todo o mundo, que aprovam a mecânica e a robustez dos produtos, mas que não acham os carros da Toyota muito bonitos. A mudança radical, segundo ele, acontecerá já no primeiro trimestre de 2019 com a chegada da 5ª geração do utilitário esportivo RAV-4. Esse carro será o primeiro a ser montado sobre a nova plataforma TNGA da Toyota.

XING LING A marca chinesa Zotye está se tornando a maior copiadora ilegal de veículos do mundo. A empresa – que não sente o menor incômodo em imitar os projetos alheios – começou com o seu modelo Zotye SR9, uma cópia barata do Porsche Macan. Agora ataca com o ´T-800´, praticamente um irmão gêmeo do Range Rover Sport. Pra eles vale aquela velha frase de ´Sinhô´, pioneiro sambista e compositor: “Samba é igual a passarinho: é de quem pegar primeiro…”

FRAUDE – O Ministério dos Transportes alemão descobriu que a Porsche montou sistemas ilegais para enganar as autoridades na hora das avaliações e/ou medições de emissões de gases poluentes nas chamadas ´bancadas de testes´. A fraude deve obrigar o fabricante germânico a fazer um enorme recall e, provavelmente, recolher cerca de 60 mil veículos! Você deve recordar do recente “Dieselgate”, o escândalo do mesmo tipo envolvendo os carros da Volkswagen, marca que é a dona da Porsche… O problema também está nos motores a diesel da Porsche, que não conseguem atender às normas da legislação sobre poluição automotiva na Europa.