Desde 2010

buru-rodas

////

21_pcf210618

:::::

FOGO NO TESLAA californiana Tesla (maior fabricante de veículos elétricos do mundo) teve mais um princípio de incêndio registrado num dos seus carros, um ´Model S´, que quase incendiou na elegante Av. Santa Monica, em Los Angeles (EUA). Ninguém saiu ferido, no entanto, o fato tomou proporções amplificadas, porque o carro pertence à Mary McCormack, famosa atriz norte-americana que se tornou conhecida pelo seu papel na série televisiva West Wing.

INVESTIGAÇÃOMary registrou o acidente com o seu smartphone e a agência nacional de segurança no trânsito dos EUA já começou a investigar as causas do problema. Provavelmente, deve ter ocorrido um superaquecimento das baterias de íons de lítio. A Tesla informou à imprensa que também está verificando o que houve com o carro, para dar uma satisfação à Mary McCormack e a seu marido, que estavam dentro do veículo.

COISA COMUM – Quase ninguém imagina, mas há muitos casos similares a esse pelo mundo em veículos de diversas marcas diferentes e não necessariamente com propulsão puramente elétrica. Incêndios automotivos causam prejuízos e mortes todos os anos. Pesquisas da NTSB (National Transportation Safety Board) indicam que – somente nos Estados Unidos – nos últimos quatro anos ocorreram cerca de 17 incêndios em automóveis por hora! Foram (em média) 200 mil casos por ano nas estradas que originaram cerca de 500 mortes e 1.500 pessoas feridas.

SOMENTE NOS ELÉTRICOS? – De maneira alguma. Acontecem acidentes desse tipo numa razão de cinco carros movidos a gasolina para apenas um elétrico. A ´agência nacional de proteção ao incêndio´ nos EUA destaca que até hoje ainda não foram registrados mortos ou feridos em incêndios em veículos elétricos.

MARKETING INVERSO – Como dito, o incêndio do Tesla Model S está sob investigação e, caso o fabricante seja considerado responsável, vai ter de oferecer outro veículo novo e ainda compensar a proprietária de alguma maneira. Antecipando-se às conclusões das investigações, a General Motors (o maior dos fabricantes de automóveis norte-americanos) quis fazer uma ´gracinha´ com a situação. Um executivo da empresa, através da rede social Twitter, disse que a GM poderia oferecer à atriz um Chevrolet Bolt para que ela “pudesse andar num carro elétrico mais confiável”. Com o intuito de ironizar com a Tesla e faturar vendas e mídia com a situação, o feitiço parece que se voltou contra o feiticeiro, pois, diversos clientes da GM/Chevrolet nos Estados Unidos que sofreram com incêndios em carros desse fabricante, estão pleiteando o mesmo tipo de atenção dispensada pela GM para a atriz, ou seja, também querem um ´carro reserva´ para se locomover enquanto o problema é resolvido.