Desde 2010

buru-rodas

////

12_pcf120718

:::::

ENJOO A BORDOCinetose: esse é o nome de um distúrbio que afeta milhões de pessoas no mundo, quando o seu corpo se movimenta de maneira diferente, como por exemplo, a bordo de um carro, trem ou avião. O problema está aumentando entre crianças e adultos, já que está se tornando cada vez mais comum nas longas viagens, preencher-se o tempo com o uso de smartphones ou tablets. Além do enjoo em si, o fato de se ler ou prestar atenção a uma tela ou, o pior, digitar um teclado dentro de um veículo, seja ele qual for, pode gerar outros graves prejuízos, como o perigoso descolamento da retina.

SOLUÇÃOHá medicamentos específicos para combater o enjoo, mas a francesa Citroën, criativamente, desenvolveu uma solução simples e, segundo a marca, 100% eficaz. Trata-se do “Seetroën”, óculos que foi projetado inicialmente para a Marinha, mas que agora será disponibilizado para toda a população ao preço médio de 100 Euros. A coisa funciona da seguinte forma: a linha do horizonte é recriada através de um líquido colorido e, assim, acaba-se o conflito sensorial que leva a náuseas ou vômitos. As instruções de utilização também são simples. Aconselha-se colocar os óculos assim que surgem os primeiros sintomas. Passados uns 10 ou 12 minutos, o dispositivo faz com que a mente volte a sincronizar-se com o movimento percebido pelo ouvido interno, assim que os olhos se fixem num objeto imóvel, como um smartphone ou um livro. Depois, pode tirar os óculos que o problema estará resolvido. Um detalhe: o dispositivo não tem lentes, ou seja, qualquer pessoa pode utilizá-lo.

TAPETE MÁGICOA multibilionária empresa alemã ZF, famosa globalmente por suas caixas de câmbio, acabou de inventar um sistema de chassi ativo que ela considera como um ´tapete mágico´. A invenção é capaz de eliminar imperfeições nas pistas, transferindo total conforto para os ocupantes de um veículo.

EVOLUÇÃO Pode-se questionar que isso não é novidade, dadas as outras soluções parecidas, como por exemplo, as suspensões eletrônicas e hidropneumáticas já usadas pela Citroën, Mercedes-Benz, Audi… O detalhe do sistema “sMotion” da ZF é que ele vai além das suspensões dianteira e traseira e chega ao próprio chassi do veículo. O funcionamento exato da invenção ainda é segredo, mas sabe-se que a ZF introduziu – além de amortecedores eletrônicos – uma bomba elétrica em cada uma das quatro rodas. Com o auxílio de radares (frontais, laterais e traseiros), o sistema consegue rastrear as imperfeições que encontrará pelo caminho, minimizando absurdamente os desconfortos causados pelos desníveis do solo. Talvez, despretensiosamente, a ZF tenha inventado o complemento ideal para as próximas gerações de veículos 100% autônomos, já que esse tipo de carro vai seguir sozinho pelas estradas, mas não saberá lidar com obstáculos inesperados à sua frente.

HÍBRIDOSMitsubishi celebra o sucesso dos seus carros híbridos na Europa. Por lá, a marca japonesa lidera as vendas de automóveis desse tipo. O destaque maior vai para o modelo Outlander PHEV, que ganhou revitalização com novos para-choques e grupos ópticos frontais com LEDs e luzes diurnas. O SUV aposenta o motor a gasolina 2.0/121 hp, dando lugar ao novo 2.4 de 135 cv de ciclo Atkinson, mais adequado a esse tipo de projeto.

SUMINDO Lembra-se do ´Nano´, o carro indiano anunciado como o veículo mais barato do mundo? As vendas escassas estão ameaçando o fim desse simpático carrinho lançado em 2008. O bilionário Ramon Tata (proprietário da Tata Motors, empresa que comprou a Jaguar Land Rover) teve um sonho de possibilitar às massas mais pobres, o prazer de se locomover no seu próprio veículo, mas…, mesmo com um valor muito abaixo da média, o mercado o rejeitou. No mês passado, por exemplo, apenas 3 unidades do Nana foram comercializadas. A Tata Motors deverá realizar uma última tentativa de sucesso com ele, transformando o Nano num veículo 100% elétrico.