Desde 2010

buru-rodas

////

19_pcf190718

:::::

NOVO PATROCÍNIOParis Saint-Germain, um dos mais poderosos times de futebol do mundo (que tem estrelas como Edison Cavani, Gianluigi Buffon e o brasileiro Neymar), acabou de fechar um contrato de patrocínio com a Renault. O valor fechado entre a marca francesa de automóveis e a Oryx Qatar Sports Investments (empresa que é dona do PSG), não foi revelado. Também não disseram se haverá cláusula de obrigatoriedade de uso de veículos da Renault pelos atletas do clube, assim como ocorre com os times espanhóis Real Madrid e Barcelona, ambos patrocinados pela alemã Audi. O goleiro Buffon, recém contratado, já está dando o exemplo, pois chegou no primeiro treino guiando um Renault Kadjar, um SUV compacto similar ao Captur vendido no Brasil.

SOLUÇÃOAs regras de controle antipoluição do meio ambiente estão se tornando cada vez mais rígidas no mundo todo, e o setor automotivo é um dos que mais sofre no sentido de adequar os seus produtos às normas estabelecidas por lei. Uma das maneiras mais simples de abaixar os níveis de emissões dos veículos, é a diminuição da cilindrada dos motores acompanhada da adoção de um turbocompressor. Com isso, o volume cai e a potência consegue ser ampliada, atendendo todos os requisitos governamentais ligados ao tema. Outra maneira de adequar-se às regras é adotar ´trens de força´ híbridos, ou seja, equipar carros com um motor tradicional a combustão, associado a um (ou mais) propulsores elétricos. A italiana Lamborghini optou por essa última receita e já vai começar a fabricar a próxima geração dos modelos Aventador e Huracán dessa maneira.

VERSATILIDADEVolkswagen prepara-se para o futuro. A marca alemã anunciou que – já a partir do ano que vem – começará a ofertar uma frota de veículos 100% elétricos no esquema de ´carsharing´, novo sistema de aluguel aonde o cliente paga por horas de uso e devolve o veículo no mesmo ponto que pegou ou em outro lugar da cidade previamente combinado. A chamada ´gama I.D´ da VW vai disponibilizar os mais diversos modelos elétricos: carros, vans, motos, bicicletas, pequenos triciclos portáteis e até skates! O projeto começa em 2019 na Alemanha e segue logo depois nas cidades mais importantes da Europa, Estados Unidos e Canadá.

CHEGANDOO protótipo “Mission E” evoluiu e se chamará “Taycan”. O novo esportivo elétrico da Porsche chegará ao mercado ainda esse ano. Na Alemanha, a Porsche já solicitou ao governo a instalação dos novos postos de recarga que servirão tanto para o Taycan, quanto para os novos carros elétricos da Audi e VW (que são marcas irmãs, como você sabe) que estão chegando por aí. A diferença dessas estações elétricas é que elas operam numa tensão de 800 V, ao contrário das tradicionais que trabalham em 400 V. Esse detalhe proporciona mais rapidez na hora da recarga.

PÃOZINHO QUENTE Nissan celebra a fabricação de 1 milhão de unidades do seu compacto Juke. O modelo foi lançado há 8 anos e, juntamente com o seu ´irmão´ Qashqai, praticamente inaugurou o segmento de crossovers. O Juke é fabricado em Sunderland, Reino Unido. O novo VW T-Cross será um dos seus maiores oponentes no mercado europeu.

ACIDENTENo ano em que comemora 70 anos de existência, a Porsche foi uma das marcas mais efusivamente presente em ´Goodwood´ (tradicional festival inglês de velocidade). A fabricante alemã colocou na pista algumas raridades nunca antes vistas em público, como o Porsche tipo ´LMP2000´, por exemplo. Tudo estava indo bem, até que aconteceu um acidente envolvendo dois dos seus pilotos: Dan Harper e Derek Bell. Este último (cinco vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans), seguia à frente a bordo de um Porsche 962C de 1987. Voltando para os boxes, Bell diminuiu o ritmo, só que Dan Harper (que vinha acelerando um 911 GT3 Cup) não percebeu e encheu a traseira do clássico das pistas. Prejuízo dos grandes…