Desde 2010

buru-rodas

////

26_pcf260718

::::

MAIS VERDE – A Bridgestone Corporation (maior empresa de pneus e borracha do mundo na atualidade), publicou o seu “Relatório de Sustentabilidade 2017-2018”. Utilizando o lema ´Nosso jeito de servir´, a empresa enfatiza no comunicado que, além de criar modelos de negócios que valorizam os seus clientes, também mantém o foco direto na sustentabilidade. A Bridgestone fez um comparativo das suas ações de 2017 em relação ao ano de 2005. Segundo o relatório, a fabricante de pneus conseguiu reduzir o consumo de água em 34%, teve 37% de aumento da produtividade e diminuiu as emissões de CO2 em 35% nos seus processos produtivos.

CHEGANDO – Volkswagen apresenta hoje (26/7) à imprensa especializada em São Paulo, as novas versões com câmbio automático dos clássicos Gol e Voyage. Os modelos com esse tipo de transmissão virão equipados com o motor EA211 1.6 MSi/16 válvulas, mesma unidade já utilizada no Virtus e Polo. O mercado automotivo brasileiro amadureceu e já aprovou o câmbio automático. Em breve, acredita-se que – no máximo em três anos e meio – modelos com transmissão convencional por acionamento manual e com jurássico pedal de embreagem, serão minoria.

ABERTURAPolítica econômica de Donald Trump, também muito ligada ao setor produtivo de automóveis nos EUA, já começou a gerar mudanças radicais no mercado. A China – que mantinha uma lei obrigando a qualquer empresa do ramo que se instalasse por lá, a ter um “sócio” com 50% do capital do contrato social, no caso, o próprio governo local – já mudou esses parâmetros, derrubando a própria lei. Agora libera marcas que queiram firmar-se com fábricas próprias a serem 100% donas dos seus negócios. BMW e Volkswagen, ambas com fábricas na China e atreladas a indigestos ´sócios´, já estão se mobilizando para assumir a integridade das suas operações.

PERDA – Lamentável a morte de Sergio Marchionne ocorrida ontem (25/7). Executivo aguerrido, ele reergueu a Fiat e, por méritos próprios, conseguiu formar o gigante conglomerado FCA (Fiat Chrysler Automóveis). Marchionne encontrava-se em coma irreversível após sofrer uma ‘embolia cerebral’ durante uma cirurgia no ombro, realizada para tratar de um câncer. O italiano de 66 anos conseguiu multiplicar por 11 o valor da Fiat Automóveis. Ele faleceu em Zurique (Suíça). O executivo Mike Manley, que comandava a Jeep, já assumiu o controle geral da FCA.

LUCROLevantamento feito pela renomada empresa Munro & Associates, constatou que a marca californiana Tesla (maior fabricante de veículos elétricos do mundo) consegue vender o seu esportivo ´Model 3´ obtendo lucro superior a 30%! Ninguém no mercado de carros convencionais ou com propulsão 100% elétrica consegue tal façanha.

PAUL WALKER A Network Entertainment e a Paramount Network anunciaram que o documentário sobre o ator Paul Walker (uma das estrelas de Velozes & Furiosos), já está pronto e vai estrear nos Estados Unidos no próximo dia 9 de agosto. Walker faleceu em 30 de novembro de 2013 aos 40 anos num acidente de automóvel na cidade de Santa Clarita, Califórnia. Ele não estava ao volante e sim, ao lado do seu amigo Roger Rodas (também morto na ocasião) que conduzia um Porsche Carrera GT. O esportivo chocou-se contra uma árvore e incendiou.

EVOLUÇÃO Em maio passado a Ford apresentou a nova versão Freestyle do KA. Esta semana, a multinacional norte-americana lançou no mercado brasileiro o restante da linha 2019. O compacto já tem a opção do motor 1.5 de 3 cilindros, mas a grande novidade é a possibilidade de escolha do câmbio automático de 6 marchas. Sua tabela de preço começa em R$ 45.490 e vai até R$ 68.990