Desde 2010

buru-rodas

////

02_pcf020818

:::::

CENA COMUMFumar num posto de gasolina é um ato proibido – e considerado insano – em qualquer lugar do mundo. No Brasil (especialmente em Alagoas), essa prática já virou rotina. E ninguém faz nada! Já questionei com frentistas e também com vários proprietários de postos. A resposta foi unânime: há medo de reclamar, com receio da possível reação violenta do infrator. Pobre país aonde a regra se tornou exceção e a exceção, a regra!

AUTÔNOMOO fabricante de caminhões Einride promete para 2020 a versão definitiva do modelo autônomo “T-Log”. Totalmente elétrico e sem cabine de motorista, essa “plataforma” de carga servirá para transportar toras de madeira com uma economia de custos superior a 60% em relação ao veículo normal com motor a combustão e motorista. As duas vantagens maiores, além disso, são a diminuição drástica de acidentes (já que não haverá cansaço ao volante) e índice zero de poluição, por causa da motorização elétrica. Outro detalhe: tal qual um carrinho de controle remoto, o caminhão Einride T-log pode ser operado de longe (centenas de quilômetros de distância) por intermédio de um celular!

DIESEL LIMPOOs alarmistas de plantão, defensores ferrenhos dos carros puramente elétricos ou híbridos, não deverão gostar dessa notícia. A gigante alemã Bosch divulgou que já desenvolveu e está em fase de conclusão de uma nova tecnologia que conseguirá produzir motores movidos a óleo diesel tão “limpos” em emissões quanto os elétricos! O executivo Volkmar Denner (CEO da Bosch), disse o seguinte: “Os novos desenvolvimentos da Bosch permitem uma redução tão drástica dos óxidos de nitrogênio (NOx) que não é preciso trazer outras peças e componentes. No coração da solução está um sistema de gerenciamento de fluxo de ar altamente funcional e de recirculação dinâmica de gases de escape com controle adaptativo, com estratégias que usam até Inteligência Artificial. O sistema reduz efetivamente os níveis de NOx quando os gases estão acima de 200 graus Celsius, de tal maneira que o mecanismo inédito ajuda a evitar picos de emissões vindos de condições mais agressivas. Será possível que as emissões de motores movidos a diesel deixem de ser um problema. A nova geração de propulsores com esse sistema da Bosch terá um impacto quase zero na qualidade do ar”. O anúncio oficial da Bosch foi dado em primeira mão ao jornal inglês Financial Times.

CHEGANDOO Grupo PSA iniciou na última segunda-feira (30/7) no seu Polo Industrial de Porto Real (RJ), a produção em série do novo Citroën C4 Cactus, veículo que tem todas as características de um monovolume, mas que a marca francesa já enquadrou no seu portfólio de ´SUVs´. O modelo somente deverá chegar às concessionárias em outubro desse ano. Além desse primeiro erro de lançamento (de somente expor o veículo à venda daqui a três meses), a marca não prestigiou a ´real´ imprensa especializada, deixando importantes jornalistas e seus respectivos veículos de mídia fora do evento.

QUASE PRONTASTA Motors, concessionária Mercedes-Benz, prepara nova (e moderníssima) sede na Avenida Comendador Gustavo Paiva. A revenda segue os padrões mais atuais de arquitetura e área de serviços exigidos pela matriz alemã. Será inaugurada brevemente sob supervisão geral da executiva Grazielle Lacerda Lage, nova gerente comercial da empresa.