Desde 2010

buru-rodas

////

 

23_pcf230818

::::

FIM Lançado em 1993, portanto com uma carreira de 25 anos em linha no mercado Europeu, o Fiat Punto finalmente foi descontinuado na Itália, último lugar aonde ainda era fabricado. Aqui no Brasil o modelo dividia a vitrine com o Palio. Ambos saíram de cena para dar lugar ao hatch Argo. Classifico o Punto como um dos ´carros injustiçados´ que foram fabricados e vendidos aqui no país. Apesar de entregar um ótimo conjunto, jamais foi um notável sucesso de vendas. Sua versão ´T-Jet´ (com motor turbo) era ótima para o dia a dia na cidade e melhor ainda na estrada.

FOGOA alemã BMW passa por momento delicado com os seus carros vendidos na Coreia do Sul. Somente este ano, 39 veículos dessa marca já sofreram incêndios. O bom da história é que ninguém se feriu, pois as chamas foram de baixa proporção. Por causa disso, a empresa anunciou recall de cerca de 106 mil veículos de 42 modelos diferentes comercializados naquela região. Na Europa, mais 324 mil BMWs serão convocados para verificação e correção de possíveis falhas ligadas a esse problema.

PROCESSO A família de Steve McQueen (ator famoso e falecido há quase 40 anos) está processando a Ferrari por ter produzido – sem a devida autorização – um modelo denominado ´The Steve McQueen´.

O fato aconteceu quando a marca italiana comemorou 70 anos e decidiu criar uma série especial em homenagem a alguns pilotos ou personagens lendários das pistas e do cinema. A empresa também criou o modelo ´The Schumacher´ (em honra ao heptacampeão do mundo de F1) e outro bólido chamado ´The Stirling´, para homenagear Stirling Moss. O norte-americano Steve McQueen (1930-1980) ficou famoso por seus filmes de ação e, após o seu falecimento a família tratou de cuidar muito bem da sua imagem. McQueen tornou-se um ícone pop e até hoje é cultuado nas redes sociais. Seu nome, rosto, seus veículos esportivos…, enfim, o contexto da sua obra até hoje rende muito dinheiro. Os McQueen pedem indenização de US$ 2 milhões para a Ferrari.

À VENDA ´Heritage Fleet´ é a designação da frota de veículos que a marca britânica Rolls-Royce produziu exclusivamente para a família real inglesa. São oito veículos especiais que foram fabricados atendendo as exigências pessoais de reis, rainhas e príncipes. Se você estiver interessado em algum deles…, prepare-se, pois a famosa leiloeira Bonhams vai colocá-los à venda. Estarão na vitrine um elegante Phantom IV de 1950 (versão State Landaulette/Hooper & Co); um Rolls-Royce Phantom V (versão High Roof State Limousine de 1960); Rolls-Royce Centenary Silver Spur Saloon (de 1985), Corniche Convertible de 2002 (com apenas 384 km rodados), Rolls Silver Seraph Park Ward (somente 136 km rodados!), dentre outros. Os valores dos lances começam em 170 mil Euros e devem atingir os 3 milhões de Euros por cada unidade!

PENA CAPITALO governo do país asiático Bangladesh está a um degrau de radicalizar a punição para quem cause acidente de trânsito seguido de morte de inocentes. Uma nova lei – que já ganhou muitos adeptos na classe política de lá já está em andamento. Caso seja aprovada, a ´pena de morte´ será instituída para qualquer pessoa que reincidir num acidente de trânsito, como dito, causando a morte de alguém por causa de alta velocidade ou estado de embriaguez por álcool ou drogas ao volante. A discussão tomou força no ano passado quando um veículo em altíssima velocidade atropelou e matou dois jovens na capital Daca. Em Bangladesh, quase 13% das mortes anuais são provocadas por acidentes de trânsito, sendo que, destas, 53,7% são por atropelamentos.

DÚVIDA Os ingleses estão vivendo a chamada ´sinuca de bico´ em relação a aposta nos veículos elétricos. Boa parte da população quer comprar um carro assim para proteger o meio ambiente. O problema é que a rede elétrica deles é deficitária (depende muito da queima de carvão) e não deve suportar a demanda de carros que necessitem de energia elétrica para funcionar. Algumas pesquisas já indicam que os automóveis movidos a gasolina e óleo diesel devem poluir menos o ar da Inglaterra do que as centrais que geram energia para alimentar os carros elétricos à bateria…