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DIVO É o nome da nova (e caríssima!) edição especial do famoso Bugatti Chiron. Cada uma das 40 unidades do espetacular esportivo francês apresentado no domingo passado no famoso evento Pebble Beach Concours d’Elegance (melhor encontro de carros antigos do mundo), custará a fortuna de 5 milhões de Euros, algo em torno de R$ 24 milhões! O Bugatti Divo tem 1.500 hp de potência e é capaz de atingir 380 km/h de velocidade máxima. Será a atração maior da marca no próximo Salão de Paris.

QUEM DIRIA… Talvez seja impossível que uma pessoa que goste ou apenas conheça a história das armas de fogo, não associe imediatamente o sobrenome russo ´Kalashnikov´ ao fuzil mais popular do mundo em todas as épocas. O famoso ´AK-47´, calibre 7.62, foi criado por volta de 1945/47 por Mikhail Kalashnikov. A arma, considerada de extrema eficácia, baixíssima manutenção e também fácil de ser manuseada, além das suas características letais, também é muito elogiada pelo design que não envelhece. Esse rifle de ataque foi largamente fabricado pela empresa estatal soviética Izh. Mas… por que estou aqui a falar de uma arma no lugar de carros? O detalhe é que a Izh também se dedicava – desde 1928 – à fabricação de automóveis, o que significa que carros e armas foram produzidos lado a lado durante um longo período. Depois a Izh passou a fazer parte da AutoVAZ, que por sua vez, está ligada à Lada (lembra dela aqui no Brasil, com o Samara, Niva…?)

NOVO PRODUTO – O grupo Kalashnikov existe até hoje e continua fiel à sua vocação militar. Agora, para a surpresa do mercado, anunciou que vai ingressar no setor de fabricação de veículos elétricos. A empresa vai exibir no ´MIAS 2018 – Moscow International Automobile Salon, o ´Salão de Moscou´, o seu primeiro carro-conceito elétrico que vai se chamar CV-1. O modelo nada mais é do que a ressuscitação do tradicional Izh-21252, carro que foi produzido entre 1973 e 1997. Ao contrário do belíssimo rifle AK-47, o CV-1 é um dos carros mais estranhos fabricados. Mais lembra um station wagon dos anos 70 tunado com mau gosto para os dias de hoje. A marca anuncia que o novo veículo “estará alinhado tecnologicamente a todos os outros fabricantes de carros elétricos do mundo e em condições de competir com eles…” Será? Vamos aguardar.

AGENDA – FCA (Fiat Chrysler Automobiles) realiza amanhã (31/8) em São Paulo, um seleto encontro com pouquíssimos jornalistas do setor de automóveis. Será o ´FCA Google Digital Day´, um completo workshop levantando como tema central o jornalismo automotivo digital. Lá estarei representando as duas mídias convidadas: a nossa Gazeta Auto e o portal www.acelerandoporai.com.br , há vários anos, provedor de conteúdo sobre o tema para a GazetaWeb (braço virtual do Grupo Arnon de Mello).

INOVAÇÃO Os veículos elétricos já se tornaram simpáticos para uma clientela muito significativa, principalmente na Europa e Estados Unidos, portanto, não é o fato de ´ser um carro elétrico´ que afasta novos compradores. A maior queixa é o tempo que eles precisam ficar parados para serem recarregados. Esse intervalo pode durar entre 30 minutos e várias horas, dependendo da rede elétrica utilizada, que pode variar de baixa à alta potência, entre 3,7 a 7,4 kW até 50 a 350 kW. Um grupo de químicos da Universidade de Glasgow, Escócia (Reino Unido) parece que descobriu uma solução para o problema. Os pesquisadores desenvolveram as chamadas ´Flow batteries´ (baterias de fluxo) que terão, simplesmente, o seu líquido eletrólito retirado e substituído por um novo em questão de segundos, numa operação que poderá ser mais rápida que o reabastecimento de um veículo normal a combustão. Os estudiosos divulgaram um artigo que resume a invenção e prometem colocá-la no mercado em breve. A solução eletroquímica já apelidada de ´Exotic rust´ (ferrugem exótica) terá 10 vezes mais capacidade de carregamento do que uma bateria de íons de lítio. Se funcionar além das paredes do laboratório, será uma revolução no setor automotivo.