Desde 2010

buru-rodas

////

06_pcf060918

::::

EVOLUÇÃOFord começa a fabricar o seu SUV compacto EcoSport – opcionalmente – sem o estepe pendurado na tampa do porta-malas. Esse mesmo modelo vendido no exterior jamais teve essa configuração. O pneu sobressalente (de pequena dimensão, apenas para um socorro emergencial) agora vem dentro do compartimento de bagagens. A versão original ainda deverá ser fabricada por algum tempo, mas sairá de linha.

JAPONESES A Lexus (divisão de luxo do grupo Toyota) nasceu para concorrer com os clássicos carrões norte-americanos e, apesar da forte concorrência, conseguiu firmar-se em terras yankees com total sucesso, a ponto de sair de lá e também ser bem sucedida no mercado europeu. Ao contrário, a Infiniti (braço requintado da também japonesa Nissan) não tem conseguido resultados tão expressivos quanto à Lexus. No entanto, o brasileiro Carlos Ghosn, super-CEO da Renault/Nissan/Mitsubishi, disse que o jogo vai mudar, pois ele vai se concentrar pessoalmente na recuperação da Infiniti. A primeira ação de Ghosn foi exibir o Prototype 10 Concept no badalado evento Pebble Beach Concours D´Elegance, local aonde circulam anualmente um enorme grupo de potenciais compradores abastados de veículos.

LAMBORGHINI A marca italiana Lamborghini fabricará apenas 900 unidades do seu mais novo bólido, já apelidado de “Rei de Nürburgring”. O Aventador SVJ conseguiu a façanha de realizar uma volta completa no mítico circuito alemão com o tempo de 6:44,97. Lá na Europa começará a ser vendido no início do ano que vem pelo valor sugerido de 350 mil Euros. O modelo tem motor 6.5/V12 com 770 hp de potência e 73 kgf.m de torque. Segundo o fabricante, ele consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos!

DB-5 Modelo mais famoso guiado no cinema pelo agente secreto James Bond, o ´007´, o Aston Martin DB-5 terá 28 unidades fabricadas e vendidas a peso de ouro. As cópias perfeitas serão construídas pela marca britânica, inclusive com algumas invenções utilizadas nos filmes de ficção, como as metralhadoras nos faróis e placas rotativas. Todas elas já foram vendidas por 3 milhões de Euros cada uma. Mas há um detalhe: quem comprou só vai poder admirar o carro estaticamente, porque os 28 charmosos DB-5 de 1964 não vão poder circular em vias públicas, já que não atendem aos requisitos de emissões de gases para serem devidamente licenciados…

NA RÚSSIA A francesa Renault escolheu o Salão de Moscou 2018 para apresentar o mais recente membro da sua família de SUVs, o Arkana. O utilitário esportivo se posicionará na gama do construtor gaulês entre o Captur e o Kadjar. Seus maiores concorrentes são o Peugeot 3008, Nissan Qashqai, Seat Ateca e Hyundai Tucson. O nome deriva do latim ´Arkanum´, palavra que não somente significa “segredo”, como foi usada durante séculos para descrever eventos ou fenômenos misteriosos… Virá ao Brasil? Sim. O novo produto global da Renault deverá ser fabricado por aqui a partir de 2020.

SÉRIE 3 A BMW já finaliza os testes do seu novo Série 3, que será um dos maiores destaques do Salão de Paris 2018. O modelo mais popular da marca alemã será 10 mm mais baixo e 55 kg mais leve, tudo porque a empresa aposta num comportamento ainda mais esportivo para o sedã. Baixou o centro de gravidade e manteve a perfeita distribuição de massas nos dois eixos, com 50% a incidir sobre cada um deles. Nas configurações ´M´, o novo Série 3 terá as suspensões 20% mais duras. Ele terá, também, o motor de 4 cilindros a gasolina mais potente da marca numa versão que não seja a superesportiva ´M´.

O MAIS FORTE A famosa preparadora de motores Cosworth publicou um ´tweet´ aonde divulga a inacreditável potência do Aston Martin Valkyrie, modelo que foi desenvolvido em parceria com a marca inglesa. O bólido terá um propulsor 6.5/V12 com 1.146 cv de força máxima! A Ferrari 812 Superfast tem ´apenas´ 800 cv…