Desde 2010

buru-rodas

////

20_pcf200918

:::::

ADEUS AOS ESPELHOS Começou ontem (19/9) em Hannover (Alemanha), o Salão Internacional do Transporte (IAA 2018). A empresa local Mercedes-Benz sempre abre a programação desse evento. Exibiu vários produtos e destacou o novo “Actros” (modelo top de linha da marca alemã) que já não virá com espelhos retrovisores e sim, com algumas câmeras instaladas dentro da cabine. A Mercedes diz que as melhorias aerodinâmicas proporcionadas por esta substituição, podem reduzir em até 5% o consumo de combustível.

MAIS Scania também participa do IAA 2018 e exibe com destaque o caminhão híbrido/elétrico plug-in (PHEV) e também o outro elétrico/híbrido HEV, ambos já em conformidade com as regulamentações de velocidade e emissões de ruídos na Europa.

NASCEUA Audi finalmente apresentou o e-Tron, seu primeiro SUV 100% elétrico. O foco da marca alemã é concorrer diretamente com o norte-americano Tesla Model X. Um pouco menor que o Audi Q7, o novo utilitário esportivo mede 4,9 m de comprimento, 1,93 m de largura e distância entre-eixos de 2,92 m. Muito espaçoso por dentro por causa da ausência do ´túnel´ que abriga a caixa de transmissão nos veículos tradicionais com motor a combustão, ele custará (lá na Alemanha) a partir de 79.900 Euros, cerca de R$ 385.000. Audi do Brasil não informa se o modelo virá para o mercado nacional.

VAMOS AGUARDARLouis Camilleri (novo CEO da Ferrari) disse à imprensa especializada que a marca italiana lançará 15 novos esportivos nos próximos anos. Maior surpresa: dentre eles, a empresa – finalmente – deverá ter um SUV no seu portfólio, coisa que eu só acredito tocando e vendo de perto. Basicamente, a famosa grife se prepara para entrar de vez no universo dos modelos de quatro portas. Complementar à família dos seus potentes motores V8 e V12, nova linha de propulsores V6 híbridos, para permitir veículos mais eficientes do ponto de vista energético.

DOIS NICHOS – Os bólidos da Ferrari serão dispostos em duas linhas: de um lado estarão os modelos mais esportivos (denominados Sports), caracterizados por possuírem motor central-traseiro e terem sido feitos para acelerar e entrar em curvas com o máximo de emoção. Do outro lado da gama estarão os “Gran Turismo”, todos com a nova plataforma da marca e que terão como maior diferença na estrutura construtiva os motores na posição central-dianteira. Como dito, dentre eles, provavelmente um SUV a ser lançado em 2022.