Desde 2010

buru-rodas

////

27_pcf270918

:::::

HIDROGÊNIO Lá bem longe, em Portugal, a empresa CaetanoBus será a primeira companhia na Europa a produzir e comercializar ônibus movidos a hidrogênio. Os veículos terão tecnologia 100% herdada da japonesa Toyota. Além de nada poluir, os coletivos alimentados por ´células de combustível´ emitem apenas vapor d´água e oxigênio pelo escapamento. Muito bacana seria, se não fosse a quantidade gigantesca de energia elétrica gasta para produzir esse tipo de combustível…

ESTRELAS A nipônica Nissan apresentou no Salão de Hannover o modelo ´Navara Dark Sky´. A picape desenvolvida em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) é a primeira que já traz um telescópio com capacidades de observatório astronômico montado num reboque também off-road, personalizado e engatado na máquina.

NO ARA Geely, empresa chinesa e atual proprietária da marca Volvo, acabou de adquirir a firma ´Terrafugia´, especializada em desenvolver carros voadores. Isso mesmo. O primeiro projeto chamado de “Transition” já está 100% pronto e começará a ser vendido no ano que vem no mercado dos Estados Unidos. O veículo com capacidade para dois passageiros necessita de pista de decolagem e pouso como os aviões convencionais, mas pode converter-se num veículo terrestre em apenas um minuto! A Geely não divulgou o preço da novidade.

DANÇA DAS CADEIRASDieter Zetsche, CEO da Daimler (dona da marca Mercedes-Benz), vai ceder o comando executivo da empresa alemã em 2021, quando passará para o cargo de chefe do conselho de administração. O executivo Ola Källenius será o sucessor.

TRUMP O presidente norte-americano Donald Trump já está se deslocando no novíssimo ´Cadillac One´, modelo com blindagem super-resistente, capaz de suportar ataques terroristas. A General Motors, fabricante do carro oficial mais famoso do mundo, já entregou 12 unidades idênticas ao custo de US$ 1,5 milhão cada. O modelo é repleto de tecnologia, pesa cerca de 8.000 kg e traz até bolsas de sangue compatíveis com o tipo do presidente Trump. Até o momento ele estava andando no veículo antigo, produzido em 2009 e utilizado também por Barack Obama.

PREJUÍZO Desde 1993 – quando o furacão ´Yancy´ chegou com força no Japão – não havia ocorrido uma devastação tão grande quanto a causada pelo ´Jebi´, outro enorme furacão que arrasou muita coisa no famoso país no oceano pacífico. O prejuízo causado deverá passar dos 2 bilhões de Euros! Entre os danos, um destaque para quem gosta de carro: um concessionário da marca italiana Ferrari na Ilha de Rokko, perdeu 51 unidades das 53 que estavam no showroom. Perda de quase 8 milhões de Euros. Os cobiçados esportivos ficaram inundados e amassados…

RECORDEAcredite, se quiser… mas é verdade. A ciclista Denise Mueller-Korenek (norte-americana e mãe de três filhos) bateu o seu próprio recorde de velocidade a bordo de uma bicicleta. Pedalando numa bike muito especial, que tem um sistema multiplicador de velocidade nos pedais, Denise conseguiu atingir inacreditáveis 295,9 km/h! O feito ocorreu em Bonneville Salt Flats (o famoso deserto de sal) nos Estados Unidos e foi aferido pelo respeitável Guinness Book.

LAND ROVER Em 2020 a inglesa Land Rover pretende voltar a fabricar a sua famosa (e adorada) linha Defender, imortalizada pelos dois clássicos modelos ´90´ e ´110´. A grande novidade é que a marca deverá lançar dentro dessa inédita família, uma picape cabine dupla de altíssimo luxo para concorrer, principalmente, com a Mercedes-Benz Classe X.