Desde 2010

buru-rodas

////

11_pcf111018

:::::

MAIS AUTONOMIA A Charge CCCV (empresa nascida na Universidade Binghamton/New York) está finalizando o desenvolvimento de uma nova bateria para carros elétricos. A firma norte-americana diz que a sua ´bateria sólida´ ou ´C4V´ será cinco vezes mais leve do que as tradicionais de íons de lítio e poderá ampliar a autonomia de um veículo elétrico em 70%! Uma bateria de íons pesa, em média, 550 kg e a C4V deverá ficar em torno de 100 kg apenas.

CAPACIDADE A nova bateria – que deverá chegar ao mercado no segundo trimestre de 2019 – atingirá, segundo os dados do fabricante, uma densidade energética de 400 Wh/kg (watt-hora/kg). Para se ter uma ideia, a bateria de íons de lítio que vem no esportivo Tesla Model 3, que é uma das mais eficientes do mercado, apresenta capacidade energética em torno de 207 Wh/kg. Esse é mais um dado positivo e viabilizador do aumento da produção dos automóveis elétricos. A bateria sólida também será mais barata que as atuais.

MAIS ELÉTRICOS As corridas de arrancadas são bem comuns nos EUA e também na Europa, aonde dois veículos largam e vence quem cruzar primeiro a linha de chegada após percorrer 1/4 de milha ou 402 metros. Até aí tudo bem. Todo mundo já viu uma dessas. O detalhe é que, na Alemanha, um dos oponentes aceitou correr de marcha à ré… O poderoso Audi elétrico RS3-Schaeffler arrancou de ré e, mesmo assim, conseguiu vencer o não menos incrível Porsche 911 GT2 RS, esportivo que tem 700 hp de potência. Atingindo 178 km/h, o espetacular Audi elétrico viu o mundo ao contrário e venceu a briga.

TERCEIRO EIXO Ao contrário de todos os veículos da Mercedes-Benz – que sempre ganham uma versão apimentada da AMG – a picape Classe X da Mercedes não terá esse ´up grade´. No entanto, para satisfazer aos que desejam uma performance maior, a empresa Carlex Design já anunciou uma configuração com tração 6X6 para o veículo. A nova Classe X “Exy 6X6 Concept” terá um terceiro eixo. Com isso, a sua performance off-road será muito ampliada. Os fãs esperam a adoção de um vigoroso motor V8 biturbo da AMG, mas a Carlex deverá manter o propulsor 3.0/V6 turbodiesel de 258 hp no projeto. Estará à venda já no próximo ano.

VAI DEMORAR Apesar de já possuir a tecnologia para criar carros autônomos, a JLR (Jaguar Land Rover) anunciou que somente fabricará esse tipo de veículo daqui a 10 anos. Em dias de hoje, uma década representa muito tempo em termos tecnológicos, mas é essa a postura da empresa inglesa que, curiosamente, na semana passada celebrou o fato de um Range Rover Sport 100% autônomo – desenvolvido pela própria marca – ter conseguido trafegar sem problemas numa das vias mais movimentadas de Coventry, distrito metropolitano do Reino Unido.

AS MAIS VALIOSAS Com o objetivo de elaborar o ranking das marcas mais valiosas do mundo, anualmente a firma de consultoria “Interbrand” analisa o desempenho de diferentes empresas. O resultado desse ano não trouxe surpresas. As seis mais valiosas são as seguintes: Apple, Google, Amazon, Microsoft, Coca-Cola e Samsung. E na 7ª posição se encontra um fabricante automotivo, a Toyota. Avaliando critérios relacionados ao desempenho financeiro, decisões de compra e competitividade, a Interbrand atribui à Toyota um valor de 53,4 bilhões de dólares! No ranking automotivo, depois da Toyota vem a Mercedes-Benz.

ESCÂNDALOQuando se fala em avaliação de níveis de segurança para automóveis, a maior autoridade no assunto é a Euro NCAP, instituição isenta que realiza os famosos ´crash tests´, as batidas laterais e frontais para se chegar a um veredicto sobre a segurança de algum veículo. A questão é que o site inglês AutoExpress fez uma matéria investigativa e descobriu que vários fabricantes equipavam seus veículos com componentes reforçados somente para que eles obtivessem melhores notas (maior quantidade de estrelas) nos testes. Foram encontradas diversas peças com a inscrição “for crash test only” (somente para testes de colisão), o que leva a crer, segundo o portal britânico, que o padrão de segurança de alguns carros preparados somente para os testes, é superior ao modelo vendido no mercado. A “Society of Motor Manufacturers & Traders” discorda que haja qualquer esquema para fraudar os testes. “Tais observações lançam dúvidas injustificadas sobre a indústria do automóvel, aonde a segurança é uma prioridade absoluta”, disse Mike Hawes, representante da SMMT. Vamos acompanhar pra ver quem está com a razão.