Desde 2010

buru-rodas

////

18_pcf181018

:::::

INDO BEMRenault Europa celebra a performance de vendas do Duster, seu SUV de baixo custo. Em 2017, 32% do total das comercializações da Dacia/Renault no continente europeu, foram desse modelo, ou seja, dos 460 mil carros vendidos, 145.682 foram da linha Duster. O utilitário esportivo compacto já garantiu 130.885 vendas até agora em 2018. A nova geração do Duster traz o inédito motor 1.3 TCe, com opções de potência de 130 e 150 cv. Essa unidade foi desenvolvida em parceria com a Daimler, empresa proprietária da Mercedes-Benz. Esse detalhe é um trunfo exibido pelos vendedores de Duster nas concessionárias europeias.

MAIS UMA Depois do chamado ´Dieselgate´ (aonde a Volkswagen foi acusada de modificar softwares que ocultavam os verdadeiros níveis de emissões dos seus motores a óleo diesel), agora é a vez da Opel (ex-GM, hoje PSA Peugeot/Citroën) entrar na mira do Ministério dos Transportes Alemão. A instituição pública faz a mesma acusação e diz que a Opel terá que realizar recall de 100 mil carros para sanar esse problema. A notícia foi propagada pela famosa agência Reuters. O construtor germânico Opel nega usar dispositivos ilegais em seus veículos e diz que irá se defender do processo.

OUTRA PARECIDA E a Audi (subsidiária do grupo Volkswagen) também foi pega no mesmo tipo de manobra considerada ilegal pelo governo alemão. Pagará multa milionária de 800 milhões de Euros ao governo teutônico por “alteração indevida nos seus motores a diesel”. A Audi publicou comunicado à imprensa dizendo simplesmente que “Aceita a multa imposta pelo tribunal de Munique”. O pagamento certamente vai gerar impacto negativo nos resultados da empresa no final deste ano.

ANÉIS DA AUDI Falando na Audi, há indícios de que a chamada “marca das quatro argolas ou dos quatro anéis” esteja alterando o seu famoso logotipo com quatro circunferências interligadas. O que sustenta essa suposição é o fato do fabricante ter patenteado recentemente duas novas logomarcas na Alemanha e também nos Estados Unidos. Os dois desenhos inéditos “interpretam” os quatro anéis de uma maneira muito peculiar. Num deles a presença das ´argolas´ é sugerida apenas pelo contorno e no outro, a ligação faz-se ao centro, através de linhas que evocam a interseção de dois anéis. Esse movimento pode apenas demonstrar uma atualização do emblema da marca alemã, como também pode significar esboços que apontam para uma futura subsidiária da Audi de carros elétricos e/ou autônomos.

SOBE De janeiro a setembro deste ano as fabricantes de motocicletas produziram 777.091 unidades, volume 19,2% superior ao mesmo período de 2017, quando saíram das linhas de produção 652.092 unidades. Os dados são da Abraciclo, associação do setor. Na análise isolada de setembro também foi registrado aumento em comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo os números da entidade, em setembro foram produzidas 80.690 unidades, alta de 5,2% sobre o mesmo mês de 2017 (76.668 unidades). Na comparação com agosto (105.340 unidades), no entanto, houve uma redução de 23,4%, o que é atribuído, em parte, ao fato de setembro ter contado com 19 dias úteis de comercialização, ante 23 dias do mês anterior.

ATACADO Na análise de vendas do atacado (vendas das fabricantes para as concessionárias) foi verificado um crescimento de 20,9% em setembro (76.669 unidades), em comparação com o mesmo mês de 2017 (63.428 unidades), e uma queda de 19,3% sobre agosto, cujo volume foi de 94.987 motocicletas. No acumulado dos nove meses foram vendidas 711.747 motocicletas para as lojas, o que significa um avanço de 18% sobre o mesmo período do ano passado, que havia totalizado 603.350 unidades.