Desde 2010

buru-rodas

////

25_pcf251018

:::::

OVO CHIQUE A “Dama Alada” (também conhecida como ´Espírito do Êxtase´) é o símbolo que vem encravado no capô de todos os Rolls-Royce desde 1911. A bela mulher com asas representa o máximo em requinte e luxo automotivos. Agora, a marca britânica uniu-se à empresa russa Fabergé(conhecida por fabricar joias incríveis, como os famosos “Ovos Fabergé”), justamente para criar um novo e caríssimo mimo que funde o símbolo da Rolls com esse ícone russo.

CRIAÇÃO – Os designers de automóveis Stefan Monro e Alex Innes, associados à Liisa Talgre(responsável pelo setor de design da Fabergé) criaram uma belíssima peça que traz a famosa estatueta inglesa encapsulada dentro de um ovo formado por barras que abrem e fecham ao toque de uma alavanca. A peça foi idealizada, também, pelo artista Paul Jones. Ela tem 16 cm de altura, pesa 400 g e tem detalhes de acabamento em ouro branco, ouro rosa, vários diamantes e uma ametista. O valor da joia não foi declarado. Depois de exposto em um evento da Rolls-Royce ele passará às mãos do dono, um milionário anônimo e colecionador de carros da marca.

PATENTE A norte-americana Apple continua desenvolvendo e comercializando com sucesso os seus celulares, tablets e computadores, mas pensa em ingressar, também, no universo dos veículos elétricos. A Apple patenteou na última terça-feira (23/10) uma curiosa tecnologia em “une” os carros que estão próximos uns dos outros, no intuito de compartilhar a energia elétrica do grupo. A marca chamou a sua invenção de “Pelotão”. Como funciona? Ao necessitar de energia, um carro ficará ligado a outro fisicamente, por um ´braço robô´ de transferência de energia. A famosa empresa deverá chegar ao mercado de carros elétricos e autônomos a partir de 2023.

UBER Depois de ter sido ameaçada de ser expulsa do negócio dos transportes em Londres (Inglaterra), a Uber decidiu se redimir, provando que é boa parceira do povo inglês. Investirá 230 milhões de Euros, para que os seus motoristas troquem os veículos a combustíveis fósseis por carros 100% elétricos. A ação se dará com prazo final em 2025.

DOBRANDO A Nissan lidera o mercado de hatches elétricos com o seu famoso Leaf. Atualmente constrói entre 8 e 10 mil unidades ao mês desse modelo, o que lhe confere a dianteira nas vendas na Europa. A marca japonesa está apostando tanto nesse mercado de carros elétricos que comunicou que dobrará a fabricação do Leaf já a partir de 2019.

TESLAQUILA Genial, polêmico e, sem dúvida, muito trabalhador, o executivo Elon Musk (fundador da Tesla, marca californiana de carros elétricos) sempre aparece com alguma novidade. Além dos seus carros, considerados os melhores do ramo com propulsão alternativa, ele fabrica pranchas de surf, telhas residenciais com células fotoelétricas e até bonés! A última novidade – já devidamente registrada no ´United States Patent and Trade Mark Office´ – é uma bebida alcoólica. A tequila da Tesla se chamará “Teslaquila”. A notícia é oficial e foi anunciada na conta de Musk no Twitter.

SEM ELÉTRICOS Considerado por muitos como o ´executivo do século´ no ramo automotivo, o italiano Sergio Marchionne (falecido em julho desse ano) foi o responsável por salvar a Fiat da falência. Sob o seu comando, a empresa passou de deficitária à lucrativa. Depois dessa notável empreitada, a Fiat foi capaz, num grave momento de crise, de comprar a Chrysler e, junto com ela, um conglomerado enorme de marcas automotivas, nascendo assim a ´FCA´. Apesar desses trunfos consideráveis, a Fiat novamente está sofrendo. Dessa vez é a ausência (inexplicável) de uma nova linha paralela de carros híbridos e/ou elétricos. A marca simplesmente não se preocupou com isso num momento aonde a tendência para esse tipo de carros somente cresce. Está, aos olhos do público europeu, com uma imagem de empresa obsoleta. O competente Marchionne certamente iria resolver essa séria sinuca de bico…