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458 Speciale: a nova berlinetta da Ferrari

 

Juntando-se à família 458 Italia e 458 Spider, a Ferrari lançou mais um bólido exclusivo, o 458 Speciale. A linda berlinetta derivada diretamente do 458 Italia é uma versão mais leve, mais forte e com melhor resultado aerodinâmico. O modelo tem o motor V8 aspirado mais poderoso produzido até hoje pela marca italiana. A unidade de 4.497 cm³ é montada na parte traseira do veículo. Do ponto mais íntimo dessa alma romântica são sacados 605 cv de potência que chegam ao clímax da força quando o conta-giros atinge 9000 rpm.

O refinamento desse esportivo deve-se ao fato dele ter sido desenvolvido em parceria estreita à turma de engenheiros que cuidam da equipe de Fórmula 1 da Ferrari. O motor é produzido nas mesmas máquinas e utilizando processos idênticos aos da F1. Uma das características mais impressionantes é a alta taxa de compressão com a excepcional relação de 14:01, valor mais alto alcançado por um V8 que não usa turbocompressor.

Outro ponto incrível desse carro esporte são as novas soluções aerodinâmicas móveis patenteadas pela Ferrari e adotadas no 458 Speciale. Os aportes garantem o máximo de ´downforce´ nas altas velocidades. Duas aletas verticais no centro e uma aba horizontal abaixo funcionam assim: em velocidades relativamente baixas, as abas verticais estão fechadas canalizando o ar para os radiadores para garantir o arrefecimento necessário para o motor. Acima de 170 km/h as abas ficam abertas reduzindo o volume de ar que flui para os radiadores, diminuindo assim o arrasto. Em velocidades acima de 220 km/h a aba horizontal amplia o equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro, elevando em 20% a força que mantém o carro grudado ao chão.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Motor: V8 (90 graus)

Deslocamento total: 4.495 cm³

Potência máxima: 605 cv aos 9000 rpm

Torque máximo: 54 kgf.m

Massa: 1.290 kg

Relação peso/potência: 2,13 kg/cv

0-100 km/h: 3 segundos

0-200 km/h: 9.1 segundos!

Velocidade máxima: 325 km/h

Freios: Brembo com discos de cerâmica e silício

Capacidade de frenagem: 100 km/h à imobilidade: 31 metros

Rodas: liga leve de 20 polegadas

Transmissão: dupla embreagem F1