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530e iPerformance, o novo híbrido de luxo da BMW

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Apenas algumas semanas após o lançamento da última geração do Série 5, a BMW anuncia a chegada de uma moderníssima variação híbrida plug-in, ou seja, que precisa ser conectada a uma tomada para ter a bateria recarregada.

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Plano geral >> O modelo 530e iPerformance é um sedã esportivo feito para acomodar quatro adultos com sobra de espaço, e caracteriza-se pelo trem de força misto que fornece baixíssimo consumo de combustível. Segundo a BMW, ele é capaz de consumir apenas 1,9 litro de gasolina para percorrer 100 quilômetros!

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A etiqueta iPerformance anexada a todos os modelos híbridos plug-in da BMW evidencia a transferência de tecnologia do braço ´BMW i´ para os carros mais tradicionais da marca alemã. O 530e iPerformance é o sexto membro de um crescente portfólio nesse segmento dentro da empresa germânica.

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Trem de força >> O motor elétrico do sistema eDrive desse BMW fornece potência máxima de 83 kW (cerca de 113 hp) e torque de 25 kgf.m. Já o motor 2.0 a combustão com 4 cilindros em linha, desloca 184 hp e 32 kgf.m de torque. A potência total combinada, no entanto, é de 252 hp, ao contrário dos 297 cv esperados de uma soma exata.

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Com a força máxima, o sedã acelera de 0-100 km/h em 6,2 segundos e atinge o pico de velocidade de 235 km/h. Conduzido puramente no modo elétrico ele tem velocidade máxima limitada em 140 km/h e a autonomia declarada pela BMW é de 650 quilômetros com um tanque de gasolina + carga total da bateria.

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Inovações >> A bateria de alta tensão constituída por células de íons de lítio foi acomodada embaixo dos assentos traseiros e tem um sistema de refrigeração que a mantém o tempo inteiro em baixa temperatura. Graças à essa instalação cuidadosa, o BMW 530e oferece 410 litros de espaço no porta-malas.

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A bateria pode ser totalmente carregada em menos de cinco horas numa tomada de corrente elétrica doméstica, e em menos de três horas se estiver ligada ao BMW i Wallbox”, que diminui o tempo de recarga.

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Carga sem fio! >> A marca teutônica já promete para 2018 o BMW Wireless Charging”, um esquema inédito no setor, aonde a recarga da bateria pode ser feita sem a necessidade de plugar cabos! O sistema é composto por uma base de recarga com bobina primária integrada que pode ser instalada, por exemplo, numa garagem. Outra bobina secundária é fixada na parte inferior do veículo.

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Dessa força, um campo magnético alternado é gerado entre as duas bobinas, transferindo eletricidade de uma maneira muito mais conveniente para o usuário do carro.

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Visual >> Basicamente, o BMW 530e é o mesmo Série 5 convencional, mas traz alguns destaques visuais que o diferem da gama, como as discretas lâminas azuis na grade, logotipos das rodas pintados em azul e a tomada de recarga situada entre o arco da roda dianteira e a coluna “A”.

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O esquema de condução pode ser regulado nos níveis Sport, Comfort e Eco Pro e há, também, o botão eDrive que permite adaptar a operação do sistema elétrico em mais três opções: Auto eDrive, Max eDrive e Battery Control, graduando padrões de gasto da energia da bateria.

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Conclusão >> O novo BMW 530e iPerformance se aproxima muito da condução autônoma. Além do trem de força bem mais eficaz do que o do carro normal puramente movido a gasolina, ele oferece diversos sistemas de assistência, como piloto automático adaptativo, advertência de travessia do trânsito, freio autônomo, aviso de mudança de faixa (que intervém no volante do veículo para evitar uma colisão), dentre outros.

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Não é mais fantasia: carros elétricos e/ou híbridos, até 2030 serão a maioria do mercado. E a BMW dá sinais de que está se preparando para essa nova fase. (Fotos: divulgação)

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