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8CTF: o incrível Maserati que fez história em Indianápolis

Alguns carros de corrida conseguiram se notabilizar tanto quanto os grandes pilotos que os conduziram. Esse é o caso do Maserati 8CTF, um bólido que carimbou o seu tempo com vitórias estonteantes. Recentemente a marca italiana comemorou o octogésimo aniversário do fantástico triunfo do ´8CTF´ na lendária “500 milhas de Indianápolis”.

Triunfos incríveis >> No domingo, em 30 de maio de 1939, o Maserati 8CTF conduzido por Warren Wilbur Shaw (na época com apenas 27 anos), cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, depois de uma corrida de 4 horas e 20 minutos a uma velocidade média de pouco mais de 115 milhas por hora, o equivalente a 185 km/h, isso no final dos anos ´30!

Ainda hoje, Wilbur Shaw – nascido no Estado de Indiana – figura como um dos 5 pilotos mais bem sucedidos da história das 500 Milhas de Indianápolis, com 3 vitórias (1937, 1939 e 1940, as duas últimas ao volante de um Maserati 8CTF) e mais 3 segundos lugares (1933, 1935 e 1938), de um total de 13 participações na famosa prova.

Prosperidade >> Esta não foi a primeira experiência nos Estados Unidos para a marca do Tridente, já que Alfieri Maserati havia sido convidado anteriormente pelos organizadores para participar de várias corridas naquele país no início da década de ´1930. Posteriormente, a venda das ações da empresa para o Grupo Orsi, em maio de 1937, permitiu que os irmãos Maserati se concentrassem em projetar novos carros de corrida. Naquela época, as regras técnicas para a participação nos grandes prêmios, mudaram. A partir de 1938 o ´volume´ do motor (cilindrada) seria limitada com base no peso do carro, com um máximo de 3.000 cm³ para motores supercharged (sobrealimentados). Foi aí que então Ernesto Maserati prosseguiu no desenvolvimento e na construção de um carro novo, criando o poderoso 8CTF baseado nessas novas regras.

Parte técnica >> O chassi adotou o layout padrão para os monopostos da época, com duas barras de aço paralelas e várias seções entrecortadas de ferro e alumínio. O conjunto tinha 8 cilindros em linha, apenas dois carburadores e mais dois compressores volumétricos. Tudo isso culminava numa potência máxima de 350 hp, com velocidade final de 290 km/h! Números respeitáveis para aquele tempo. O espetacular Maserati 8CTF ficou famoso tanto pela sua incrível velocidade final, quanto pela resistência em provas mais longas. Era bom nas retas, estável nas curvas, seu chassi tinha excepcional equilíbrio e os freios também se destacavam perante à concorrência.

Mais história >> Ele chegou a Indianápolis depois de participar de várias corridas em 1938 que revelaram seu grande potencial: o conde Carlo Felice Trossi liderou o GP de Trípoli por várias voltas e conquistou a pole position na Coppa Ciano. O lendário Luigi ´Gigi´ Villoresi registrou a volta mais rápida na Coppa Acerbo. Esses resultados atraíram vários clientes que fizeram pedidos do carro. Foi assim que a Maserati vendeu um 8CTF para a equipe norte-americana Boyle Racing Headquarters, de propriedade do irlandês Michael Joseph ´Mike´ Boyle. Boyle, apaixonado pelo automobilismo desde cedo, tinha como objetivo vencer a corrida mais famosa da América com um carro financiado por ele mesmo e administrado por sua equipe.

No início de 1939, Harry W. ´Cotton´ Henning, gerente de equipe de Boyle, chegou à Bolonha para comprar um Maserati 8CTF. Uma vez nos EUA, o carro foi preparado com rodas maiores e pneus Firestone, além de pintado com as cores da equipe Boyle Racing. Nas mãos de Warren Wilbur Shaw, esse carro começou a corrida (na citada data de 30 de maio de 1939), com o terceiro tempo de qualificação mais rápido, cravando nada menos que 207,7 km/h de média! Wilbur Shaw voltou para casa vitorioso depois de liderar por 51 voltas numa incrível luta contra Stevens-Winfield e Adams Sparks. Esta foi uma vitória histórica para a Maserati, já que nenhum carro europeu havia vencido na pista de Indiana desde 1919. Este triunfo de 1939 trouxe um enorme reconhecimento internacional da marca italiana Maserati. Na próxima edição das 500 Milhas de Indianápolis, mais três de seus carros foram inscritos, bem como o dirigido pelo próprio Shaw, que venceu novamente em 1940, confirmando a superioridade do 8CTF naquela época.

Lugar de honra >> A incrível carreira do 8CTF gerou um prestígio tão alto desse fabricante em solo norte-americano, que em 2014 a HVA (Historical Vehicle Association) dos EUA registrou o lendário Maserati 8CTF como o primeiro carro de produção não americano a receber um lugar permanente nos anais da Biblioteca do Congresso dos EUA. Registrado sob as ´normas para documentação de patrimônio da secretaria do interior´, a documentação foi colocada no NHVR (Registro Nacional de Veículos Históricos) e no HAER (Historic American Engineering Record). Um dos três carros construídos, inclusive o de chassi número 3032, em que Wilbur Shaw triunfou em 1939 e 1940, foi reconfigurado com a pintura que teve nesses dias gloriosos e está em exibição no Indianapolis Speedway Museum. (Fotos: divulgação Maserati / Instagram: @acelerandoporai)