Desde 2010

buru-rodas

A partir do Exige 430, Lotus cria o novo Sport 410

 

Mantendo a tradição de uma receita com peso leve (1.054 kg) e alta potência, a Lotus ampliou o seu ´line-up´ com o novíssimo Exige Sport 410. O modelo se junta ao Sport 350 e ao 430, este último, uma versão especial com vigor extremo, feita para corridas.

04_L410 01

Foi a partir do 430 que a tradicional marca inglesa criou o Sport 410. Aplicou a maioria das soluções do mais forte da gama, apenas adequando-o (especialmente a suspensão) para o uso cotidiano em vias comuns.

04_L410 02

Força! >> O novo modelo teve o motor recalibrado produzindo agora 410 hp de potência máxima e torque de 42,5 kgf.m aos 7.000 rpm. O propulsor utilizado no esportivo compacto é um V6 de 3.5 litros (3.500 cm³) sobrealimentado com um turbocompressor. A unidade empurra o Exige 410 da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos, e a velocidade máxima é limitada aos 290 km/h na configuração cupê.

04_L410 03

Colado ao chão >> Todo ´esculpido´ aerodinamicamente, o Exige Sport 410 foi desenvolvido para gerar 150 kg de força descendente. As grandes entradas de ar frontais e laterais, além de um imponente aerofólio traseiro são visualmente atraentes e mecanicamente ativos. Como todos os esportivos dessa empresa britânica, ele tem excepcional desempenho dinâmico em curvas e agilidade incrível no trânsito. A direção é precisa e o conjunto oferece o máximo retorno de sensações ao motorista.

04_L410 04

Versões >> Tanto o Exige Sport 410 quanto o 350 estão disponíveis nas configurações cupê e roadster. No caso do conversível, a capota preta é removível e pode ser facilmente arrumada dentro do carro para uma condução com o teto aberto.

04_L410 05

Com muitas partes feitas em fibra de carbono e outras em alumínio, esse Lotus mantém a fama de ser um dos veículos mais divertidos de todos os tempos e o custo é muito mais em conta do que a maioria dos esportivos bipostos.

04_L410 06

Reações cruas >> Com soluções simplistas, como câmbio manual de seis marchas, ignição de motor com chave convencional de metal na coluna de direção, bancos tipo ´concha´ e, caso o comprador deseje, a ausência de sistema de som e ar-condicionado, o Lotus Exige Sport 410 ainda é um carro para quem curte uma pilotagem à moda antiga e sem filtros eletrônicos que interfiram numa boa ´conversa´ entre o condutor e as partes.

04_L410 07

O ronco do motor, o trabalho da suspensão, o ´cloc´ da alavanca de mudanças de marchas entregam muito mais ´vida´ ao momento de lazer a bordo desse compacto.

04_L410 08

Mais esportividade >> O modelo congrega diversos conjuntos mecânicos de alto padrão, como por exemplo, abafadores Nitron, barras estabilizadoras ajustáveis da Eibach, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (285/30 ZR18 T & 215/45 ZR17 D), freios da AP Racing com pinças forjadas de quatro pistões e discos J-hook de duas peças. O sistema de escapamento completo é feito em titânio, aliviando 10 kg do eixo traseiro.

04_L410 09

Para o cliente que queira adicionar mais esportividade ao modelo, há um kit focado no automobilismo que inclui botão de corte da parte elétrica e acionamento de extintores de incêndio, exclusão dos airbags, cintos de 4 pontos e até gaiola de proteção homologada pela FIA. (Fotos: divulgação Lotus)

04_L410 10