12 / 09 / 2017

Aicon, o novo carro-conceito autônomo e elétrico da Audi

12_aa 001

Muito além de ser apenas “mais um” carro autônomo que estará futuramente no mercado, o Aicon surge como um definidor de conceitos sobre o tema, na visão da Audi. A marca alemã, evidentemente, exibirá esse modelo futurista como um dos seus maiores destaques no Salão de Frankfurt, evento que ocorre entre 14 e 24 de setembro na importante cidade europeia.

12_aa 002

Autonomia >> Um dos detalhes técnicos mais impressionantes do veículo é a sua extensa autonomia. O fabricante confirma que uma carga completa nas baterias pode deslocar o Audi Aicon por 700 ou até 800 quilômetros! Ou seja: nesse caso, o incômodo ´Calcanhar de Aquiles´, – a limitação de autonomia – comum a todos os veículos 100% elétricos, está resolvido.

12_aa 003

Requinte & Espaço >> O modelo (que parece ser um cupê) é completamente autônomo e não oferece, portanto, volante ou pedais. Seu interior com uma arquitetura extremamente ´limpa´, já se diferencia bastante dos moldes tradicionais de um veículo da atualidade. Ele pode comportar até quatro adultos de maneira excepcionalmente confortável. Para se ter uma ideia de como o Aicon é espaçoso, basta compará-lo com o Audi A8, maior sedã da marca. O conceito elétrico tem uma distância entre-eixos de 3,47 m, o que representa 24 centímetros a mais do que a versão alongada do Audi A8! Seu comprimento é de 5,44 m, a largura é de 2,10 m e a altura mede 1,56 m.

12_aa 004

Estrutura >> Realmente diferenciado, o Aicon é composto de fibra de carbono, plástico de alta resistência, aço e alumínio. Além disso, diversos elementos de carroceria e acabamento têm teor sustentável. Seu ambiente interno é decorado com extremo bom gosto, com variações de tecido azul, detalhes em madeira e enorme área envidraçada. Os quatro ocupantes podem desfrutar da viagem com muito conforto, seja dormindo até chegar ao destino ou desfrutando do máximo que a tecnologia pode oferecer por intermédio de uma tela gigante que, praticamente, circunda todo o interior. Há programas de entretenimento, acesso à TV, internet e sistema de som e navegação.

12_aa 005

Mais tecnologia >> Ultrapassando os limites conhecidos da interação tecnológica entre seres humanos e máquinas, o Aicon é capaz de adaptar-se às preferências do(s) passageiro(s), controlando a iluminação interna, o nível da refrigeração do ar-condicionado e fazendo um espelhamento imediato do celular. Tudo ocorrendo no padrão máximo de requinte e luxo, como uma primeira classe aeronáutica.

12_aa 006 12_aa 007

Segurança >> A Audi destaca a suspensão a ar como uma ´pérola´ do conjunto. O modelo elétrico é capaz de se adaptar a qualquer tipo de terreno em nome da habitabilidade sem estresse. O sistema de iluminação dispensa os faróis tradicionais e centenas de LEDs ´brincam´ na frente e atrás do carro, ´varrendo´ as superfícies e iluminando todo o percurso.

12_aa 008 12_aa 009

Radares >> Mas a Audi destaca que o sistema de iluminação é auxiliado por radares capazes de prever obstáculos, desviando o carro de qualquer tipo de problema ou incômodo e praticamente zerando as possibilidades de um acidente. Ainda no quesito de iluminação, há uma curiosidade: quando os passageiros desembarcam do carro, um pequeno drone do Aicon decola e ilumina o caminho das pessoas até uma calçada ou à entrada de uma residência, por exemplo…

12_aa 010

Dados técnicos >> O Audi Aicon tem rodas gigantes de 26 polegadas e quatro motores instalados nos eixos (ambos direcionais). A tração é integral, os freios conseguem armazenar energia nas baterias e os motores elétricos produzem um total de 260 kW (aproximadamente 354 hp) e 56 kgf.m de torque máximo. Como os espaços do motor e da caixa de transmissão convencionais não são ocupados, o modelo oferece nada menos que 660 litros de capacidade de bagagens. Fascinante e moderno, o Aicon é a vitrine do futuro da Audi, um colosso de tecnologia e um passo significativo no tema da mobilidade autônoma. (Fotos: divulgação Audi)

12_aa 011

Deixe seu comentário