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Ainda disfarçado, VW Polo passa por testes finais

A Volkswagen lançará no Brasil agora em setembro de 2017 o ´Novo Polo´, compacto de muito sucesso da marca alemã e que já foi vendido, inclusive, aqui no país. A nova geração está em fase final de testes e avaliações, encarando as condições de rodagem nas estradas brasileiras. Construído sobre a Arquitetura Modular ´MQB´, o Polo será equipado com recursos de assistência à direção, segurança e dinâmica veicular até então disponíveis apenas em modelos de categorias superiores, como o Golf e o Passat, por exemplo.

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Inovações >> A Arquitetura Modular MQB permitirá ao Polo ser o primeiro em sua categoria a oferecer recursos como freios a disco nas quatro rodas com sistema de frenagem automática pós-colisão (que freia o veículo para evitar múltiplas batidas) e o inovador BSW (limpeza automática dos discos de freio), que seca os componentes em caso de chuva, assegurando o menor espaço de frenagem com maior segurança.

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Suspensão e pneus >> O compacto terá suspensão dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Para o Brasil, a suspensão dele foi elevada em 20 mm em relação à versão europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro na versão com motor TSi. Ele será calçado com ´pneus verdes´ de baixa resistência à rolagem, que colaboram para a redução no consumo de combustível. Serão três medidas disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.

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Direção elétrica >> Todas as versões desse novo Volkswagen serão equipadas com sistema de direção com assistência elétrica. Além do conforto e da precisão, uma das principais vantagens da assistência elétrica em relação aos sistemas hidráulicos é somente demandar energia quando necessário. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com uma direção hidráulica. O Polo 2018 comercializado no Brasil também virá com controle de tração, que tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a perder a tração em curvas acentuadas. O sistema controla eletronicamente o torque do motor.

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Propulsor >> O único motor divulgado pela VW até o momento para equipar o compacto, é o 1.0 TSi de 3 cilindros. A unidade Flex com turbocompressor desenvolve 128 cv de potência máxima e torque de 20,4 kgf.m. O novo Polo vai inaugurar uma estratégia de marketing da Volkswagen, que é a sigla “200 TSi” (referente aos 200 Nm de torque gerados pelo motor). Essa nova nomenclatura será aplicada na tampa traseira do veículo. Uma das boas novidades desse carro será a opção da nova transmissão automática de seis marchas, que consegue entregar uma interessante equação de conforto, desempenho e baixo consumo de combustível. A nova caixa de câmbio ´AQ250-6F Tiptronic´ é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Outro detalhe construtivo relevante no Polo 2018 é a presença de barras de proteção no interior das portas. Há uma barra em cada porta dianteira e duas em cada porta traseira. É o único no seu segmento e um dos poucos carros da atualidade a oferecer essa importante proteção dupla na parte de trás. (Fotos: divulgação)