10 / 08 / 2018

Aston Martin DB4 GT Continuation: clássico renascido

10_am dbc (1)

O setor automotivo às vezes reserva algumas surpresas realmente inusitadas. A inglesa Aston Martin preparou uma série especialíssima de apenas 25 unidades do seu icônico modelo de corridas DB4 GT. A fabricação deu-se pela Aston Martin Works, braço esportivo e de restauração de veículos raros da empresa britânica.

10_am dbc (2) 10_am dbc (3)

História >> Lançado em 1959, o Aston Martin DB4 GT foi imediatamente celebrado como um dos mais reverenciados esportivos dessa marca. Evoluído a partir do DB4 ´de passeio´, ele foi introduzido no mercado no mesmo ano em que a Aston Martin conquistou a sua vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans.

10_am dbc (4)

Mais curto de entre-eixos, mais leve e elegante do que todos os Aston Martin da época, esse lendário cupê conquistou diversos triunfos, dentre eles, uma importante vitória em Silverstone nas mãos do piloto Stirling Moss. Um total de 75 unidades do DB4 GT foram construídas entre 1959 e 1963. Os que sobrevivem até hoje valem, facilmente, pouco mais de 3 milhões de Libras Esterlinas, algo em torno de R$ 15 milhões!

10_am dbc (5) 10_am dbc (6)

Nova construção >> Apesar de manterem o estilo próprio da época, essas máquinas (que não tiveram o preço revelado) serão registradas no documento como veículos de ano e modelo 2018. A numeração do chassi, no entanto, será continuada a partir da classificação “0202-R”, identidade do último DB4 GT construído no início dos anos ´60.

10_am dbc (7) 10_am dbc (8) 10_am dbc (9)

O Aston Martin DB4 GT Continuation foi feito a partir de uma mistura de técnicas modernas de fabricação que envolvem, por exemplo, resistência maior da torção da carroceria, soldas modernas e algumas tecnologias atuais associadas ao esquema artesanal, com as mãos finalizando diversos processos de acabamento. O caráter estético do carro, no entanto, foi todo mantido como na época do primeiro DB4 GT.

10_am dbc (10) 10_am dbc (11) 10_am dbc (12)

Coração >> O modelo tem uma versão renovada do famoso motor ´Tadek Marek´ de 6 cilindros com duas velas de ignição por cilindro. Os 340 hp de potência são transmitidos às rodas traseiras por intermédio de uma transmissão manual de quatro marchas. A estrutura segue basicamente a construção original, com painéis de alumínio de espessura fina instalados sobre um quadro tubular.

10_am dbc (13)

Uso nas pistas >> O belo Aston Martin DB4 GT Continuation 2018 foi construído para ser utilizado apenas em pistas de corrida. O fabricante criou um programa internacional de ´competição entre amigos´. A brincadeira de milionários que gostam de automobilismo, já é promovida pela Aston Martin nos melhores circuitos do mundo, incluindo o espetacular Yas Marina em Abu Dhabi.

10_am dbc (14)

Cada cliente recebe atenção especial de uma equipe dedicada ao treinamento de pilotagem. Além disso, o time cuida de todos os detalhes para que se possa dominar as técnicas de direção, aproveitando ao máximo o potencial desse espetacular clássico inglês. Sem dúvida, uma bela homenagem a um icônico modelo de corridas. (Fotos: divulgação Aston Martin)

 

Deixe seu comentário