Desde 2010

buru-rodas

Audi começa a vender o RS-3 no Brasil por R$ 329.990

A Audi do Brasil anunciou nesta quinta-feira (4/1) a chegada da linha RS-3 ao mercado nacional nas versões ´sportback´ e sedã. Ambas as configurações vêm com o motor de 5 cilindros mais potente do mundo em produção atualmente e são ofertadas pelo preço sugerido de R$ 329.990 (base SP, sem frete ou opcionais).

04_ars3 001

Aceleração >> Segundo os dados técnicos do fabricante, o impressionante propulsor 2.5 TFSi entrega 400 hp de potência máxima. Ele é 33 cv mais forte que a unidade anterior – e 26 kg mais leve graças ao seu cárter de alumínio e outras características. O torque máximo de 48,5 kgf.m é disponibilizado já a partir dos 1.700 rpm e se mantém constante até 5.850 giros por minuto. A Audi diz que o esportivo consegue acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos, tanto na versão sportback como no sedã.

04_ars3 002

Engenharia >> Para uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSi emprega a dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de exaustão, o ´Audi Valvelift System´ controla a duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor para um consumo moderado com carga baixa ou parcial, bem como uma resposta mais espontânea do acelerador e um alto nível de potência e tração com carga máxima.

04_ars3 003

Tração integral >> A transmissão S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas e a tração integral permanente ´Quattro´ transferem a potência do motor com administração exata de entrega de força com equilíbrio no consumo. O motorista pode variar individualmente o funcionamento desses componentes entre três modos: comfort, auto e dynamics. O manuseio do carro é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente para o RS.

04_ars3 004

Outras características >> Junto à direção progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão rebaixada em 25 mm em relação ao A3, o RS-3 combina dinamismo fascinante a uma estabilidade superior. Comparado ao A3, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais robustas. De série, as rodas têm 19 polegadas de diâmetro e os pneus medem 255/30 na dianteira e 235/35 na traseira, enquanto os discos de freios têm 310 mm de diâmetro.

04_ars3 005

Estilo >> Por fora, o RS-3 exibe a grade Singleframe preta brilhante, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro ficou com uma aparência mais larga. Os faróis de LEDs são de série e na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento esportivo exclusivo da linha RS.

04_ars3 006

Por dentro >> O painel totalmente digital (Audi Virtual Cockpit) exibe dados do sistema de infotainment. Uma tela especial desloca o tacômetro para o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, ´Força G´ e pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos ´shift paddles´ ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação máxima.

04_ars3 007

O RS-3 vem com bancos esportivos revestidos de couro Napa e o volante tem base plana com botões para a operação do sistema de infotainment. Outros destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência, acabamento interno com apliques de fibra carbono, ar-condicionado automático de duas zonas, pedais de alumínio, controle de cruzeiro, teto panorâmico elétrico Open Sky, sistema Keyless-Go e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré. (Fotos: divulgação Audi)

04_ars3 008