Desde 2010

buru-rodas

Audi Q8 concorrerá com BMW X6 e Mercedes GLE cupê

05_aq8 (1)

Nesse instante, a Audi fecha um ciclo no seu atual portfólio e, ao mesmo tempo, abre uma nova frente de vendas na sua família de SUVs. A empresa alemã lançou oficialmente nesta terça-feira (5/6) o seu inédito utilitário esportivo: o Q8. O modelo se posiciona acima do Q7 e equipara-se em luxo, conforto e tecnologia ao sedã A8. Seguramente, com a provável descontinuação do bólido R8, ele se tornará o modelo mais caro dessa fabricante alemã.

05_aq8 (2)

Estrutura >> Apresentado no último Salão de Genebra, o Q8 está praticamente idêntico ao protótipo que já foi exibido ao público. O estilo acompanha os seus maiores concorrentes – BMW X6 e Mercedes-Benz GLE – com estrutura de SUV e design traseiro mais parecidos com os de um cupê.

05_aq8 (3)

A nova máquina utiliza a mesma plataforma do Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne, ambos pertencentes ao poderoso ´guarda-chuvas´ de marcas subsidiárias da Volkswagen. O detalhe desse compartilhamento certamente doa ao carro um comportamento dinâmico similar.

05_aq8 (4)

Design >> O modelo inaugura uma nova fase plástica da Audi nos seus SUVs. A estética do Q8 já traz a inédita grade frontal ´octogonal´ com filetes verticais. Além disso, os faróis bicolores e adaptativos também são uma novidade da marca.

05_aq8 (5)

Por dentro >> Não existem grandes diferenças do interior desse novo SUV em relação ao do sedã A8. Toda a extensão do tabelier é horizontal e há três telas que congregam as informações principais de funcionamento do veículo: o painel de instrumentos totalmente digital e personalizável (uma evolução do Virtual Cockpit), a tela central sensível ao toque (com conjunto de infotainment completo) e mais um espaço com controle do ar-condicionado digital, etc…

05_aq8 (6)

Conjunto superior >> A primeira versão do Audi Q8 que será disponibilizada à venda no final do terceiro trimestre desse ano, trará o mesmo motor 3.0/V6 que já equipa a picape Amarok. Essa unidade turbodiesel rende 286 hp de potência e trabalha em conjunto com um câmbio automático de 8 marchas. A tração ´Quattro´ é integral e a velocidade máxima chega aos 230 km/h. Num segundo momento, a Audi já divulgou que o SUV terá uma versão menos potente a diesel com 231 hp e também um 3.0/V6 movido a gasolina com 340 cv de força.

05_aq8 (7)

Frigir dos ovos… >> A marca alemã chega com moral nesse segmento bem exclusivo que é o dos SUVs premium de porte grande. O Q8 tem uma distância entre-eixos de quase 3 metros e comporta bem até cinco passageiros. Assim como o A8, ele oferece condução semiautônoma em algumas situações, frenagem autônoma, suspensão a ar, piloto automático adaptativo e pode até vir com o eixo traseiro direcional, opcionalmente.

05_aq8 (8)

Economia >> A Audi declara que ele também já oferece o tal ´sistema híbrido leve´, que nada mais é um alternador de alta potência que, aliado a uma bateria de 48V, é capaz de guardar a energia que seria desperdiçada em frenagens, devolvendo-a nas acelerações com o intuito de economizar combustível. Seu porta-malas (com abertura elétrica) comporta 605 litros de bagagens e no geral, o luxo impera em todos os detalhes. Os bancos oferecem regulagens elétricas, aquecimento e massagem e o interior é o mais requintado da marca, com muito couro, alumínio escovado, fibra de carbono e tecido Alcântara.

05_aq8 (9)

Para encarar o BMW X6 e a Mercedes-Benz GLE cupê com o mesmo padrão de requinte, a Audi foi fundo nos detalhes construtivos, já que no segmento não há margens para erros. O novo Q8 deverá ser uma das principais atrações da Audi no próximo Salão de São Paulo, no final desse ano. (Fotos: divulgação Audi)

05_aq8 (10)