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Audi S3 2015 sedã: a joia da coroa do reino das 4 argolas

Com a proximidade do Salão de Tóquio (que abre ao público a partir de 23 de novembro/2013), alguns fabricantes vão abrindo o jogo quanto aos seus novos lançamentos que serão exibidos na mostra japonesa. Uma das estrelas do evento será o novíssimo Audi S3 2015 sedã, que foi apresentado ao público esta semana. Mais leve, potente e repleto de tecnologia, o S3 congrega todo o cabedal de experiências da marca alemã e o conjunto, como era de se esperar, é magnífico.

Força, muita força! >> O primeiro trunfo do S3 2015 é o seu motor TFSi. A unidade de 2,0 litros (2.000 cm³) é mais uma joia da coroa teutônica do reino das 4 argolas. O propulsor de apenas 4 cilindros desenvolve 300 hp de potência e despeja nas quatro rodas (tração integral Quattro) quase 39 kgf.m de torque! A força brutal leva o bólido da imobilidade aos 100 km/h em (cravados) 4,9 segundos e o fôlego máximo é cortado eletronicamente em 250 km/h, evidentemente, por motivo de segurança. Apesar da capacidade exemplar de aceleração e do exuberante desempenho final, a Audi indica que o novo S3 consome apenas 6,9 litros de gasolina para percorrer 100 quilômetros.

Raio X do motor >> Se você curte questões técnicas, continue lendo, caso contrário, pule essa parte. O motor 2.0 TFSi do Audi S3 é o que se pode chamar de preciosidade mecânica e, nesse assunto, ninguém supera os alemães. A unidade funciona com o auxílio de um turbocompressor e possui injeção direta de combustível. Esse coração é o sucessor de um que já foi – cinco vezes seguidas – considerado o “Motor Internacional do Ano” em sua categoria. Na nova configuração a potência máxima (300 hp) encontra-se disponível entre 5.500 e 6.200 rpm (rotações por minuto). Já o pico do torque (38,5 kgf.m) aparece a partir de 1.800 indo até 5.500 rpm.

Além de ter um som fascinante, esse motor parece não ter um limite para esgotar o amor que tem pra dar. No modo ´Dynamic´, por exemplo, a aceleração tem respostas impressionantes. Pistões de alumínio de alta carga viajam dentro dos cilindros (feitos de uma liga de alumínio e silício) e o conjunto combina uma elevada resistência à temperatura ao baixo peso de todas as peças. O turbocompressor desenvolve até 1,2 bar de pressão de carga e pode suportar temperaturas de escape de até 1.000 graus Celsius. Um permutador de calor de ar de carga modificada reduz a temperatura do ar comprimido acentuadamente, aumentando assim a massa de ar disponível para a combustão. A Audi utiliza um sistema chamado de “Valvelift (AVS)”, que varia a elevação das válvulas em duas fases. Todos esses aparatos mecatrônicos contribuem para uma performance irretocável e para o baixo consumo de combustível.

Câmbio e tração >> O novo S3 pode vir com transmissão manual ou com a automática (de dupla embreagem) ´S Tronic´, ambas de seis velocidades. Na caixa automática as trocas são ultra-rápidas e há a possibilidade de uso ´manual´ com mudanças nas borboletas atrás do volante. Mesmo que você pise com toda força no pedal do acelerador, o S3 fará o melhor controle para que as partidas rápidas sejam feitas no modo mais eficaz, preservando os componentes do câmbio, motor e, logicamente, os pneus. Outra característica interessante da transmissão de dupla embreagem é o modo de economia de combustível, sempre ativado quando o condutor tira o pé do acelerador.

Quando se fala em tração e estabilidade de um Audi da família “S ou RS”, é bem difícil traduzir a capacidade que eles têm de se agarrar ao chão. A famosa “Tração Quattro” faz um monitoramento perfeito da estabilidade do carro. Mesmo que você force o veículo a manobras bem radicais, a eletrônica vai dar aquela mãozinha bem vinda, mas sem que isso atrapalhe a diversão. Pelo contrário: tudo conflui para que o veículo se livre de um acidente.

Enfim… >> O novo Audi S3 2015 sedã deverá ficar marcado pelo conjunto extremamente agradável e coeso que possui. Torque, pressão de freios, estabilidade, tração, etc…, tudo é mapeado a cada milésimo de segundo para manter a condução no maior nível de segurança possível. Nessa questão, a brincadeira sempre vai se resumir às respostas imediatas dos estímulos feitos pelo motorista. E a equação continua baseada na filosofia que marcou a brilhante carreira do boxeador Muhammad Ali: a leveza de uma borboleta com a ferroada de uma abelha. O S3 é mansinho nas baixas rotações, mas muda de personalidade quando instigado a maiores velocidades.

Por dentro o interior é todo em couro preto e, além dessa combinação com o tecido Alcântara, o resto é feito em plástico de ótima qualidade e alumínio escovado. O volante (com base inferior achatada) é o eixo de controle que decora um painel até simples, mas completíssimo e de ótima visibilidade. Para completar a interação entre máquina e homem, o veículo disponibiliza diversos tipos de configurações que controlam a intensidade da firmeza das suspensões, fôlego do motor e comportamento do câmbio. No geral, é um carro equilibradíssimo (com 59% do peso na dianteira e 41% na traseira) e com direção extremamente precisa em qualquer condição. Esse novo sedã vem com rodas de aro 18” com pneus na medida 225/40. As rodas maiores (19 polegadas) são opcionais.

Com 1.430 kg e 300 cv, a relação peso-potência é de 4,76 kg/hp. Sua carroceria é feita toda em aço de alta resistência com algumas partes feitas em alumínio, como o capô, por exemplo. Pra quem gosta de mais esportividade, as pinças de freio podem vir pintadas em vermelho. A Audi diz que a entrega do novo modelo começará a ser feita na Alemanha a partir de fevereiro de 2014. Mesmo por lá, não é um carro barato. Seu preço (de entrada) é de €40.400. (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)