08 / 07 / 2019

Autônomos da Waymo são liberados em São Francisco

A empresa de veículos autônomos Waymo (divisão de veículos sem condutores da Google) conseguiu mais uma evolução nos seus testes com carros sem motoristas. Líder no mercado desse tipo de negócios por ter o melhor sistema de condução autônoma da atualidade, a Waymo foi autorizada pela California Public Utilities Comission (Comissão de serviços públicos da Califórnia) a colocar sua frota para transitar transportando passageiros, sem ninguém ao volante. Os veículos da Waymo agora estão liberados para circular numa área limitada na ´South Bay´ (Los Altos, Los Altos Hills, Palo Alto, Sunnyvale e Mountain View), famosos locais de São Francisco, Califórnia (EUA).

Há vários anos que os veículos da Waymo trafegam em testes, só que sempre levavam uma pessoa sentada no banco do motorista para que, em caso de algum imprevisto ou falha tecnológica, um humano pudesse assumir o comando. Curiosamente, em todas as vezes que esses veículos da Google se envolveram em algum tipo de colisão, a culpa sempre foi de um ser vivo e não da máquina, ou seja, a frota composta por dezenas de unidades de Chrysler Pacífica e Jaguar I-Pace, jamais falhou.

A Waymo concorre diretamente com a Autox, Zoox e Pony, outras empresas do mesmo ramo, mas somente ela foi considerada suficientemente segura até agora para colocar os seus carros nas ruas sem uma pessoa ao volante. Mas nem tudo são flores… A Waymo vem sofrendo vandalismos frequentes em seus carros. Norte-americanos que não apoiam a ideia de veículos autônomos, seja por receio de que eles possam causar acidentes graves ou em protesto contra o desemprego de motoristas, já atacaram os automóveis dessa empresa com facadas, chutes, bastões de madeira e até com tiros! (Fotos: divulgação Waymo/Google free royaltds/Jason Doiy-Getty Images / Instagram: @acelerandoporai) 

Deixe seu comentário