Desde 2010

buru-rodas

BMW apresenta a 3ª geração do imponente X6

Até agora já foram quase 450 mil unidades comercializadas dessa respeitável máquina nas suas duas primeiras gerações. O lançamento oficial da 3ª geração somente ocorrerá daqui a dois meses e meio no Salão de Frankfurt 2019, mas a BMW já decidiu exibir o seu SUV de alto luxo, agora completamente renovado.

É bem perceptível a alteração na linguagem de design do novo X6, com traços muito mais esportivos do que os dos modelos anteriores, com destaque para a enorme grade frontal, também muito impactante esteticamente. Pela primeira vez a BMW oferece, via X6, a grade com sistema de iluminação. A “assinatura” luminosa acontece quando o veículo é ligado ou desligado, mas é possível manter o conjunto aceso o tempo inteiro, caso assim seja o gosto do condutor.

Sem a menor dúvida, essa terceira geração do BMW X6 foi escolhida para exibir com toda pompa, a totalidade do ´cardápio´ tecnológico atual dessa renomada marca alemã. O cabedal de recursos ativos é impressionante, assim como o nível de conforto e segurança também são exponenciais. O modelo traz suspensão adaptativa a ar, frenagem autônoma, assistente de mudança de faixas, inibidor de colisão frontal, além de sistema de estacionamento (perpendicular, lateral e traseiro) com as mãos livres. Mais um detalhe: o sistema de recarregamento da bateria do celular é sem fio nesse carro, e caso se deseje, o próprio smartphone do motorista pode se transformar na chave do veículo. Há, também, sistema de aromatização da cabine e possibilidade de saídas do ar-condicionado em 2,5 ou 4 zonas.

Os mimos também foram ampliados. Ele oferece sistema de aquecimento (ou refrigeração) de bebidas, teto solar panorâmico com 15 mil padrões de decoração de ´céu de estrelas´ (herdado da Rolls-Royce, marca pertencente ao BMW Group), opção de escolha de couro em tonalidade exclusiva, assim como diversos tipos de personalizações que agradem individualmente ao comprador do X6.

Produzido na fábrica da BMW em Spartanburg, no Estado norte-americano da Carolina do Sul, o X6 agora está um pouco maior. Ele cresceu 26 mm no comprimento e 15 mm na largura. Sua distância entre-eixos também aumentou em 42 mm, saltando agora para 2.975 mm. Como equipamento de série, ele vem com rodas de liga leve de 19 polegadas, mas há opções de aro 20” e 22” para todos da gama X6.

O grupo óptico frontal é 100% composto de faróis de LEDs, mas opcionalmente é possível escolher o conjunto ´BMW Laserlight´ com faróis adaptativos. Nesse caso, o feixe seletivo otimiza a função do farol alto criando um verdadeiro holofote que, segundo o fabricante, despeja um canhão de luz com alcance de 500 metros!

A terceira geração do X6 será disponibilizada com duas opções de motores a gasolina e mais duas a diesel, com 6 ou 8 cilindros e com dois ou quatro turbocompressores, todos acoplados a um câmbio automático (Steptronic eightponic) de 8 marchas e com tração integral inteligente xDrive.

O principal propulsor é um V8 a gasolina que equipará a derivação “M” do X6. Esse motor de 4.400 cm³ (4.4 litros) entrega 530 cv de força e inacreditáveis 76 kgf.m de torque máximo! Não é um SUV, é uma nave diferenciada com diversas opções de regulagens de câmbio, tração e modos de conforto ou adequação de tipos de terreno. Carro de nicho para poucos que têm muita grana e bom gosto… (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai)