A Citroën também aproveita o Shanghai Motor Show 2017 para apresentar a nova geração do SUV C5 Aircross. Inspirado diretamente no Aircross Concept, que foi revelado em 2015, o modelo combina design moderno com um espaço interior bem divertido.
Na opinião da marca francesa, o C5 Aircross representa um marco importante no desenvolvimento do programa Citroën Advanced Comfort. Ele faz a estreia global de um sistema de suspensão revolucionário com as chamadas ´Bolsas Hidráulicas Progressivas´, que oferecem um rodar excepcionalmente suave e confortável.
Mercado >> O fabricante diz que o novo C5 Aircross está programado para ser lançado na China em outubro deste ano, seguido pela Europa no segundo semestre de 2018. A previsão de chegada ao Brasil ainda é incerta. A tendência de SUVs (utilitários esportivos), como se diz na gíria, ´varreu o mundo´ e agora representa quase 25% das vendas globais de veículos.
Muito moderno >> O novo Citroën C5 Aircross oferece 2,73 m de distância entreeixos, linhas orgânicas, mas que compõem um conjunto clássico (na traseira, principalmente). No geral, a identidade estética da Citroën está muito bem expressa nesse carro. Por dentro os assentos têm desenho acolhedor, com largas saliências e costuras bem visíveis.
A arquitetura interna é a mais avançada que a Citroën possui nesse momento vestindo a plataforma EMP2. O espaço a bordo é bem cheio de luz, graças ao teto solar panorâmico e os assentos dianteiros são aquecidos e com funções de massagem. O ambiente é complementado com um conjunto de instrumentos digitais de 12,3” e uma tela tátil de 8 polegadas. Para facilitar o convívio dos ocupantes, o novo C5 Aircross oferece carregamento indutivo sem fios para smartphones.
Equipamentos >> A nova máquina com 4,50 m de comprimento terá os conjuntos ópticos em LED, rodas de 17, 18 ou 19 polegadas (diamantadas ou foscas), porta-malas com espaço de 482 litros e sistema de purificação do ar-condicionado.
Projetado para encarar, também, alguns desafios off-road, ele virá com o Grip Control, um sistema de tração inteligente com função antiderrapante. O esquema oferece acesso a cinco modos de operação: Standard, Areia, Off-road, Neve e ESP Off. Ele também tem o Hill Assist Descent Control, que auxilia o motorista em encostas íngremes.
Propulsão >> A motorização (inicialmente só a gasolina, depois com versão híbrida) oferecerá potências entre 165 e 200 hp, tudo administrado pela caixa de câmbio EAT6 e-Shift automática de 6 velocidades. A configuração híbrida terá um motor a gasolina de 200 hp e dois motores elétricos, ofertando um total de 300 cv. (Fotos: divulgação)