Desde 2010

buru-rodas

Century, o esquisitão e luxuosíssimo sedã da Toyota

22_tc (1)

O Toyota Century estreou em 1967, quando foi lançado para comemorar o centésimo aniversário de Sakichi Toyoda, fundador do Grupo Toyota. Por mais de 50 anos, esse sedã de aspecto clássico e com design que relembra carros dos anos ´70, tem sido um dos veículos prediletos de executivos ricos no Japão e em vários outros países aonde ele é comercializado. Duas características tornaram-se os principais motivos dessa escolha: o absoluto silêncio a bordo e um padrão de conforto excepcional, com muito espaço e requinte nos materiais.

22_tc (2)

Mudanças >> A 3ª geração do Century teve agora o seu design refeito, mas os aspectos gerais, o padrão estético continua praticamente o mesmo, combinando antigos conceitos da Toyota para esse projeto, que envolve, por exemplo, uma boa parte da construção feita de maneira artesanal.

22_tc (3) 22_tc (4)

Apesar dessa aparência ´careta´, o Toyota Century dispõe de equipamentos de segurança e conforto muito avançados, capazes de igualá-lo em qualidade a qualquer sedã alemão ou norte-americano de alto padrão, por exemplo.

22_tc (5)

Evolução >> O sedã japonês agora é alimentado por um trem de força híbrido, mas o motor principal (a combustão) continua sendo um enorme V8 de 5.000 cm³ altamente silencioso e cheio de vigor. A Toyota divulga um consumo de combustível excepcionalmente baixo para um conjunto desse tamanho e peso. A marca nipônica diz que o consumo médio dele chega a inacreditáveis 13,6 km/litro!

22_tc (6)

Mais espaço >> Além de uma melhoria no sistema mecânico, a distância entre-eixos foi alongada e até a abertura das portas traseiras aumentou. Mínimos detalhes feitos para agradar, principalmente, para quem vai no banco de trás do Toyota Century, já que o modelo é tipicamente um carro de uso com motorista particular.

22_tc (7)

O interior apresenta um estilo pra lá de conservador, coisa que a clientela japonesa adora. Associado a esse ´ar´ tradicionalista, há a tecnologia invisível, como assentos traseiros ajustáveis eletricamente e com função de massagem, apoio para as pernas e braços, tela de TV, minibar, luzes de cortesia, janelas traseiras com cortinas retráteis em seda… dentre outros mimos.

22_tc (8)

Por fora >> O exterior do Century, como dito, exibe um estilo realmente clássico, com linhas pouco aerodinâmicas e bem discretas. Por trás disso, o sedã tem tudo (e algo mais) que qualquer concorrente oferece. Seus grupos ópticos frontal e traseiro são 100% equipados com LEDs.

22_tc (9)

Além disso, os faróis dianteiros têm um sistema automático que baixam a luz alta para evitar acidentes com os veículos que trafegam no sentido contrário. A escandalosa grade cromada mantém-se praticamente inalterada em estilo desde o final dos anos ´60, mas os faróis agora foram diminuídos em tamanho.

22_tc (10)

Mais detalhes >> O painel LCD multi-operacional é localizado no apoio de braço central dos assentos traseiros e permite o controle e regulagens de todos os assentos, do ar-condicionado e controles de áudio. Equipado com um “mobiliário” especial, o Century pode ser usado para negócios ou lazer. Ele oferece uma mesa de trabalho, luz de leitura, sistema de entretenimento e áudio premium com 20 alto-falantes.

22_tc (11)

Sua suspensão é eletrônica e equipada com bolsas a ar. Todo o sistema (braços, buchas e outras peças de borracha) foram desenvolvidos para proporcionar o máximo de conforto, reduzindo a vibração nas estradas.

22_tc (12)

Segurança >> O Century vem equipado com monitor de ´ponto cego´, assistente de estacionamento, alerta de pré-colisão e manutenção de faixa e piloto automático adaptativo. O veículo agora possui dois novos recursos: o “Helpnet”, que é um sistema automático de relatórios de emergência, somente ativado quando os airbags são acionados. Em caso de colisão, o Helpnet contacta automaticamente a polícia e os bombeiros para que se possam tomar decisões rápidas de envio de ambulâncias aéreas e terrestres se o acidente for considerado grave. Essa interessante máquina jamais foi comercializada no Brasil. (Fotos: divulgação Toyota)

22_tc (13)