Finalmente a Mercedes-Benz apresentou a sua nova picape ao mercado. Não é a primeira vez que a marca alemã lança um modelo do tipo. Nos anos ´70 já fez isso com o raríssimo utilitário “220D”, carro produzido na Argentina. Agora, o objetivo do famoso fabricante teutônico é disponibilizar não apenas ´mais uma picape´ dentre as tantas que já estão por aí, mas sim, ´a picape premium´ mais desejada de todas.
Dimensões >> A marca conseguiu fundir com sucesso a robustez com a elegância, num design moderno e bem equilibrado em volumes. Tem tamanho médio e vai competir com as picapes vendidas aqui no Brasil e que você, certamente, já conhece, como por exemplo, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, Chevrolet S-10, Volkswagen Amarok e Toyota Hilux. As dimensões são as seguintes: comprimento de 5.340 mm, largura de 1.920 mm (excluindo os espelhos externos) e uma altura de 1.819 mm.
Segundo os dados técnicos divulgados pela MB, a Classe X pode transportar uma carga útil de até 1,1 toneladas. Isso é o suficiente para transportar 17 barris de 50 litros cheios de cerveja na área de carga! Ela é capaz de rebocar até 3,5 toneladas, pode puxar um trailer contendo três cavalos ou um barco de oito metros de comprimento.
Compartilhamento >> O modelo nasce de uma parceria da Mercedes-Benz com a Nissan (que já tem a Frontier) e com a Renault (que fabricará a picape Alaskan em breve). A Classe X deriva de um projeto basicamente comum entre essas três marcas, mas ela se desgarra na parte final do acabamento e de alguns detalhes mecânicos. Na sua versão de 4 cilindros a diesel, a motorização é idêntica à da Frontier, mudando somente a capa superior do propulsor com a assinatura da famosa estrela de três pontas.
Tipos >> Sairá inicialmente em três versões: Pure (a de entrada, com rodas de ferro e mais focada no trabalho pesado); Progressive (com maior pacote de equipamentos e design mais requintado) e Power, mais forte (com motor V6 a diesel da própria Mercedes-Benz) e com padrão de acabamento superior.
No geral o novo automóvel faz jus ao nome e sobrenome que tem. Nasce de projeto comum, mas é finalizado de maneira mais apurada que as concorrentes. Traz faróis em LED High Performance, luzes diurnas, luzes de LED que iluminam todo o compartimento de carga, tomada de 12 volts, dentre outros detalhes. Será disponibilizada com nove cores externas e possibilidade de acabamento para todos os gostos, do tecido ao couro natural.
Mais detalhes >> As rodas serão de ferro ou liga leve com aros 17, 18 ou 19 polegadas, variando de acordo com a versão escolhida. O volante multifuncional de três raios também é um dos destaques do projeto. Ele, a alavanca de marchas e a do freio de mão são cobertos em couro.
Os assentos (dependendo da configuração) possuem ajustes elétricos. Para o mercado da África do Sul (aonde ela foi lançada esta semana), a Mercedes disponibilizará motores a gasolina (4 cilindros) e diesel de 4 e 6 cilindros acoplados a um câmbio manual de seis velocidades ou automático de sete marchas.
Graduação >> Na versão X 220 d com um turbocompressor, ela terá 163 cv de força. A configuração X 250 d (biturbo) chega aos 190 cv e o motor a gasolina (X 200) atinge 165 hp. A versão mais poderosa com motor diesel V6 somente será lançada em 2018 e o pacote de segurança pode trazer até 7 airbags. (Fotos: divulgação)