Desde 2010

buru-rodas

Com motor elétrico, Kia Niro EV percorre quase 500 km

25_k (1)

De uma maneira bem mais contida que os fabricantes europeus ou norte-americanos, a sul-coreana Kia Motors também está apostando nos veículos elétricos. O grupo Kia, que é atrelado à marca Hyundai, produz somente 2.000 unidades elétricas por mês, um volume baixíssimo para se distribuir no mundo todo.

25_k (2)

Boas máquinas >> Não se sabe ao certo os motivos dessa estratégia tão garroteada, já que os carros elétricos dessas marcas são até um pouco mais eficazes do que a média em termos de autonomia, caso do novo Kia Niro EV, anunciado pelo fabricante com uma capacidade de percorrer 484 quilômetros com uma carga completa da bateria. A versão que será comercializada na Europa virá equipada com uma bateria com capacidade de 64 kWh, a maior da gama, já que há outra versão mais barata com bateria de 39,2 kWh, que oferece uma autonomia menor em cerca de 40%.

25_k (3)

Performance e preço >> O Kia Niro EV mede 4,3 m de comprimento e concorre no segmento do Nissan Leaf e também do VW I.D. Neo, espécid e Golf elétrico tão espaçoso quanto um Passat, que chegará em breve ao mercado. Segundo a marca coreana, o modelo deverá custar cerca de 50 mil Euros, um valor salgado que chega próximo dos R$ 238.000.

25_k (4)

O Niro EV vem com motor elétrico de apenas 204 hp e torque de 40 kgf.m. Os dados técnicos divulgam aceleração de zero aos 100 km/h em 7,8 segundos e porta-malas com capacidade para 451 litros de bagagens. (Fotos: divulgação Kia) 

25_k (5)