12 / 04 / 2018

Confira a cara definitiva do VW Jetta 2019

 

12_vw j19 (1)

A Volkswagen já havia mostrado no Salão de Detroit 2018 (ocorrido em janeiro desse ano) a nova geração do Jetta. Agora, a marca alemã apresenta – definitivamente e com todas as minúcias e detalhes finalizados –, o projeto de renovação absoluta de um dos seus sedãs mais bem vendidos até hoje.

12_vw j19 (2)

O Jetta foi lançado em 1979 e até o momento quase 18 milhões de unidades já foram comercializadas. Dentre essas, cerca de 3,3 milhões foram vendidas em território norte-americano.

12_vw j19 (3)

Nova plataforma >> A primeira grande diferença em relação ao Jetta anterior é o uso da nova plataforma ´MQB´, a versátil arquitetura modular da VW que hoje já atende a diversos carros da marca. O uso dela proporcionou um porte externo mais imponente para o Jetta, além de mais espaço interno e adoção de novas tecnologias.

12_vw j19 (4)

Nas versões mais caras oferecidas nos EUA, por exemplo, ele poderá vir equipado com sistema de frenagem autônoma, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo e também com o chamado ´cockpit virtual´.

12_vw j19 (5) 12_vw j19 (6)

Design >> Em termos de estilo, o sedã médio evoluiu com evidente inspiração no luxuoso Arteon, um dos carros mais requintados da Volkswagen. O design do Jetta agora está mais aproximado do padrão estético global da VW. A frente está bem imponente com uma grade que privilegia o movimento horizontal. Quatro barras cromadas alargam a dianteira do carro.

12_vw j19 (7)

A traseira também ganhou lanternas inéditas que começam maiores nas laterais, invadindo a tampa do porta-malas já com traços mais afilados. Os grupos ópticos frontal e traseiro agora são compostos 100% por LEDs.

12_vw j19 (8)

Interior >> Para ampliar o requinte do modelo, a VW adotou materiais de melhor qualidade, que proporcionam mais conforto ao toque. As mudanças vão desde as forrações de portas e teto, à escolha de novos tecidos para os bancos e também nos plásticos e metais que compõem a arquitetura interna do sedã. O sistema de infotainment, evidentemente, já é compatível com celulares da Apple e Android Auto.

12_vw j19 (9)

Nas versões mais caras ele oferece bancos (em couro perfurado) aquecidos e/ou ventilados e a climatização é de dupla zona. O modelo também traz novo recurso de seleção de modo de direção que pode atuar nos padrões Normal, Sport, Eco e Individualizado. Outra novidade no Jetta é o sistema especial de iluminação interna, com LEDs de 10 cores diferentes, permitindo decoração exclusiva para o interior do carro.

12_vw j19 (10)

12_vw j19 (11)

Powertrain >> Ao menos nesse primeiro instante a Volkswagen divulga que o Jetta somente virá equipado com o motor TSi 1.4/turbo, com injeção direta de combustível. Essa unidade rende 150 hp de potência máxima e 25,4 kgf.m de torque. Até final desse primeiro semestre, no entanto, ele também deverá receber a opção do motor 2.0 TSi (o mesmo propulsor do Golf GTi) com 220 cv de força.

12_vw j19 (12)

Na Europa e Estados Unidos o Jetta será ofertado com transmissão manual de seis velocidades ou com caixa automática de oito marchas. As versões que serão importadas ao Brasil, provavelmente só sairão com câmbio automático. (Fotos: divulgação)

12_vw j19 (13)

Deixe seu comentário