22 / 04 / 2018

Confira como ficou a nova geração do Ford Focus

 

22_ff (1)

Na próxima quarta-feira (25/4) começará a edição 2018 do importante “Beijing Motor Show” ou Salão da China/Pequim para nós aqui do Brasil. A norte-americana Ford aproveitará a ocasião para mostrar a novíssima geração do Focus, seu famoso modelo médio/compacto que completa 20 anos de estrada. Segundo a marca, o desenvolvimento do ´novo´ Focus deu-se a partir de pesquisas com atuais proprietários do modelo, escutando suas queixas, elogios e sugestões para a transformação absoluta desse carro.

22_ff (2) 22_ff (3)

Mais tecnologia >> Acompanhando a tendência natural dos mercados mais importantes do mundo, o Ford Focus teve o seu cabedal tecnológico ampliado. Ele virá, por exemplo, com controlador de velocidade (piloto automático) adaptativo, sistema de iluminação dianteira adaptável às curvas, terá uma nova versão do Active Park Assist (sistema de estacionamento em vagas, agora 100% autônomo), virá com o ´Evasive Steering Assist´ (uma nova tecnologia que ajuda os condutores a desviarem de veículos parados ou mais lentos para evitar colisões), além de ofertar mimos e facilidades ligados ao universo de ´infotainment´, como a navegação por GPS, acessos a dados por comandos de voz, pareamento de todos os tipos de smartphones e até disponibilidade de acesso a Wi-fi via hotspot capaz de fornecer conectividade para até 10 dispositivos.

22_ff (4)

Família >> Em carrocerias do tipo sedã, hatch e também station wagon (perua), ele terá versões de 2 e 4 portas, dependendo do mercado. Um dos pontos principais do novo projeto foi a simplificação do catálogo. Para reduzir custos operacionais, facilitar e agilizar serviços de vendas (e pós-vendas) nas concessionárias, a marca reduziu o número de configurações possíveis em 92% em relação ao Focus anterior. Antigamente o Focus era ofertado (globalmente) em 360 configurações! Agora são somente 26 variações entre o modelo de entrada e os topos da gama, como o luxuoso Focus Vignale, o esportivo ST-Line e as outras variações mais especiais, Active e Titanium.

22_ff (5) 22_ff (6)

Estilo >> O novo Ford Focus ostenta um capô mais longo e, embora pareça maior que o anterior, suas dimensões gerais permanecem inalteradas. Por dentro, no entanto, a Ford garante que a nova arquitetura entrega mais espaço para os ocupantes, inclusive no momento de entrar e sair do veículo. A marca também enfatiza a larga possibilidade de personalização do modelo com acessórios de fábrica encomendados e instalados nas concessionárias.

22_ff (7)

Mais >> No tocante ao conforto cotidiano, o novo Focus 2019 entregará alguns detalhes hoje bem requisitados pelo público. Um aplicativo ajudará, por exemplo, a encontrar o veículo em grandes estacionamentos, assim como fornecerá dados sobre o nível de combustível no tanque, status do alarme, a vida útil do óleo, etc… Ele virá com desbloqueio das portas e inicialização do motor à distância, recarregamento de celulares por indução (sem fio) e abertura da tampa do porta-malas só com o movimento do pé embaixo do parachoque traseiro.

22_ff (8)

Frigir dos ovos… >> A máquina também ganhou nova suspensão dianteira, direção 100% elétrica, freio de estacionamento também elétrico e seletor de marchas rotativo, que libera ainda mais espaço para a cabine. Para o mercado chinês ele terá opções de motores EcoBoost 1.0 e 1.5 a gasolina e para a Europa, o Focus virá com o EcoBoost 1.5 (gasolina) e diesel EcoBlue 2.0 de 4 cilindros. As opções norte-americanas de powertrain serão anunciadas mais perto do lançamento. Mais um detalhe: ele terá caixa de câmbio manual de 6 marchas e opção de câmbio automático de 8 velocidades, aposentando a problemática transmissão ´Power Shift´. O novo Ford Focus estará à venda na Europa e China ainda em 2018, mas somente chegará à América do Norte e demais mercados no segundo semestre de 2019. (Fotos: divulgação Ford)

22_ff (9)

Deixe seu comentário