Desde 2010

buru-rodas

Conheça o e-Tron, o 1º SUV 100% elétrico da Audi

19_aet (1)

A alemã Audi, uma das subsidiárias do VW Group, passou alguns meses a esconder o e-Tron. O seu primeiro SUV 100% elétrico ainda não tinha aparecido sem camuflagem, porque estava finalizando os exaustivos testes de durabilidade, provas obrigatórias feitas antes de se colocar um veículo à venda.

19_aet (2)

Design >> O utilitário esportivo deverá se tornar o maior oponente do californiano Tesla Model X. Em relação ao estilo, a Audi preferiu manter no e-Tron o mesmo padrão estético global utilizado em todos os outros carros tradicionais da linha, ainda com sistema de alimentação a combustão.

19_aet (3)

Esse design mais conservador certamente servirá para atrair novos clientes (que não querem andar num veículo com traços excessivamente futuristas) e também facilitará a migração de antigos proprietários de carros da Audi para essa novidade da marca teutônica.

19_aet (4)

Medidas >> O novo e-Tron tem um tamanho intermediário entre um Audi Q5 e um Q7. Suas medidas são as seguintes: 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura e ótima distância entre-eixos de 2,9 m.

19_aet (5) 19_aet (6)

O espaço interno é mais amplo devido à ausência do ´túnel´ central que agregaria num projeto tradicional movido a gasolina ou diesel, a caixa de câmbio. A Audi declara que o porta-malas comporta 660 litros, podendo ser ampliado até 1.725 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

19_aet (7) 19_aet (8)

Sem retrovisores >> Repleto de novas tecnologias, ele reúne tudo o que um Audi Q5 ou Q7 podem oferecer em termos de segurança, conforto e requinte. Os grupos ópticos são compostos por LEDs e uma das novidades do projeto é a ausência de retrovisores com espelhos. No lugar deles, pequenas câmeras transmitem – com muito mais eficácia – o que se passa lá fora, exibindo em telas no painel as imagens do trânsito nas laterais e na traseira do utilitário esportivo. Essa novidade, além de se constituir numa modernidade tecnológica, também é uma importante aliada na aerodinâmica do veículo, colaborando com a economia da carga da bateria.

19_aet (9)

Propulsão >> O modelo sairá com dois motores elétricos (um em cada eixo), disponibilizando respeitáveis 360 hp de força máxima. A Audi declara que a sua bateria entrega 95 kWh e somente precisa de meia hora para acumular 80% da carga, isso caso o veículo esteja ligado a um posto de carregamento de 150 kW. Em tomadas residenciais, são necessárias cerca de 8,5 horas para reabastecer totalmente a bateria.

19_aet (10)

A empresa germânica diz que a autonomia do e-Tron é de 400 quilômetros, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada em 200 km/h. O modelo custará na Alemanha (a partir de…) 79.900 Euros, mais ou menos R$ 385 mil. (Fotos: divulgação)

19_aet (11)