Há muito que as inglesas Rolls-Royce e Bentley ingressaram no segmento dos carros superluxuosos e extremamente rápidos. Agora, após 10 anos da chegada da ´V-Series´ e de vários aperfeiçoamentos nessa família, é a vez de a Cadillac também agregar-se ao time dos modelos top exageradamente confortáveis e muito potentes. Para carimbar esse amadurecimento, a empresa norte-americana já apresentou o Cadillac CTS-V (ano/modelo 2016), seu produto mais poderoso em 112 anos de história da marca.
O lançamento traz ao público uma fera espetacular com 640 hp de potência e estonteante torque de 85,5 kgf.m! O veículo atinge velocidade máxima de 200 milhas por hora (pouco mais de 321 km/h), superando todos os seus antecessores. Esta é a terceira geração desse aclamado sedã esportivo de alto luxo e que, na opinião do fabricante, redefiniu os conceitos da Cadillac.
Melhoramentos >> Algumas atualizações transformaram esse veículo num autêntico “dois em um”, já que ele representa um sedã de luxo com detalhes sofisticados e também um carro esportivo com capacidade de encarar uma pista de corridas. A máquina introduz um novo motor na família: o disposto V8/6.2 Supercharged tem a força administrada por uma transmissão automática de 8 marchas. Com mais potência e torque do que a Mercedes-Benz 5.5 biturbo V8 e do que o BMW M TwinPower 4.4 V8, o novo Cadillac CTS-V é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 3,7 segundos.
O projeto geral do chassi e suspensão foi totalmente afinado para complementar o trem de força elevando a capacidade de controle e desempenho para novos limiares. Segundo a Cadillac, apesar de confortável, o veículo está pronto para ser conduzido numa pista, sem serem necessários modificações ou procedimentos especiais.
Algumas tecnologias-chave de desempenho incluem os seguintes segredinhos: spoiler frontal, sistema de ventilação e aerofólio traseiro em fibra de carbono, sistema de freios de alta performance desenvolvidos pela Brembo, amortecedores da 3ª geração capazes de controlar o veículo em curvas num tempo 40% mais rápido, gerenciamento de tração automático, rigidez estrutural 25% melhor, modos de condução selecionáveis (touring ou Sport) e pneus Michelin Pilot Super Sport.
Por dentro >> O interior do veículo, apesar da filosofia de luxo e conforto terem sido mantidas, tem a arquitetura orientada para o desempenho. Os bancos feitos pela Recaro são cobertos por couro e ´alcântara´, e há, ainda, plástico, metal e fibra de carbono nos detalhes. No auxílio para o estacionamento, existe um moderno sistema de câmera frontal e modo de baliza automática em vagas paralelas ou perpendiculares. Os retrovisores oferecem sinais de alerta para ´zonas cegas´ e também há um aviso de possibilidade de colisão dianteira com freio autônomo.
Mais tecnologia >> O novo Cadillac CTS-V 2016 oferece um gravador de dados de desempenho, que permite que o condutor registre um vídeo de alta definição das suas experiências com o carro, inclusive com sobreposições de dados, permitindo o compartilhamento dessa diversão (numa pista de corridas, por exemplo) em mídias sociais.
Motor mais forte >> Todo o poder por trás da capacidade do novo CTS-V vem de um propulsor 6.2 superalimentado. A energia desse potente motor V8 é empregada de uma forma mais eficiente do que a geração anterior. A unidade está mais compacta, possui injeção direta de gasolina e também a desativação de cilindros em busca de maior economia, quando o veículo está numa velocidade constante de cruzeiro. Para administrar os nervosos 640 cv de potência, a nova transmissão 8L90 oferece, caso seja esse o gosto do freguês, total controle manual via ´borboletas´ no volante. O fabricante garante que essa caixa de mudanças tem um feroz algoritmo de troca tão rápido ou mais eficaz que qualquer transmissão de dupla embreagem que equipe os sedãs rivais.
Frigir dos ovos… >> Para quem pode pagar e deseja alto desempenho sem a perda do conforto, o novo CTS-V 2016 está pronto para o desfrute em dois mundos: devagarzinho e com a suspensão macia (entendendo que o passeio é lento e familiar) ou nos mais extremos limites de um carro de corridas adaptado para as ruas. As rodas de alumínio têm 10 polegadas de largura e são calçadas com o mais moderno pneu que a Michelin tem a oferecer, um tri-composto que doa excelente aderência em situações de alto desempenho e pouco desgaste em condições normais de dirigibilidade. Seu sistema elétrico de direção é um ZF Servotronic II, ultraleve em baixas velocidades e bem firme nas altas.
Só mais um detalhe: o `Magnetic Ride Control´ “lê” o piso mil vezes por segundo enviando dados para amortecedores cheios de fluido, que conseguem controlar de forma independente as características dos quatro amortecedores. A central eletrônica calcula a força de amortecimento ideal para cada centímetro da estrada… Um belo conjunto, sem dúvida. (Fotos: divulgação)