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CTS-V 2016, o Cadillac mais poderoso da história!

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Há muito que as inglesas Rolls-Royce e Bentley ingressaram no segmento dos carros superluxuosos e extremamente rápidos. Agora, após 10 anos da chegada da ´V-Series´ e de vários aperfeiçoamentos nessa família, é a vez de a Cadillac também agregar-se ao time dos modelos top exageradamente confortáveis e muito potentes. Para carimbar esse amadurecimento, a empresa norte-americana já apresentou o Cadillac CTS-V (ano/modelo 2016), seu produto mais poderoso em 112 anos de história da marca.

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O lançamento traz ao público uma fera espetacular com 640 hp de potência e estonteante torque de 85,5 kgf.m! O veículo atinge velocidade máxima de 200 milhas por hora (pouco mais de 321 km/h), superando todos os seus antecessores. Esta é a terceira geração desse aclamado sedã esportivo de alto luxo e que, na opinião do fabricante, redefiniu os conceitos da Cadillac.

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Melhoramentos >> Algumas atualizações transformaram esse veículo num autêntico “dois em um”, já que ele representa um sedã de luxo com detalhes sofisticados e também um carro esportivo com capacidade de encarar uma pista de corridas. A máquina introduz um novo motor na família: o disposto V8/6.2 Supercharged tem a força administrada por uma transmissão automática de 8 marchas. Com mais potência e torque do que a Mercedes-Benz 5.5 biturbo V8 e do que o BMW M TwinPower 4.4 V8, o novo Cadillac CTS-V é capaz de acelerar de 0-100 km/h em 3,7 segundos.

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O projeto geral do chassi e suspensão foi totalmente afinado para complementar o trem de força elevando a capacidade de controle e desempenho para novos limiares. Segundo a Cadillac, apesar de confortável, o veículo está pronto para ser conduzido numa pista, sem serem necessários modificações ou procedimentos especiais.

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Algumas tecnologias-chave de desempenho incluem os seguintes segredinhos: spoiler frontal, sistema de ventilação e aerofólio traseiro em fibra de carbono, sistema de freios de alta performance desenvolvidos pela Brembo, amortecedores da 3ª geração capazes de controlar o veículo em curvas num tempo 40% mais rápido, gerenciamento de tração automático, rigidez estrutural 25% melhor, modos de condução selecionáveis (touring ou Sport) e pneus Michelin Pilot Super Sport.

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Por dentro >> O interior do veículo, apesar da filosofia de luxo e conforto terem sido mantidas, tem a arquitetura orientada para o desempenho. Os bancos feitos pela Recaro são cobertos por couro e ´alcântara´, e há, ainda, plástico, metal e fibra de carbono nos detalhes. No auxílio para o estacionamento, existe um moderno sistema de câmera frontal e modo de baliza automática em vagas paralelas ou perpendiculares. Os retrovisores oferecem sinais de alerta para ´zonas cegas´ e também há um aviso de possibilidade de colisão dianteira com freio autônomo.

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Mais tecnologia >> O novo Cadillac CTS-V 2016 oferece um gravador de dados de desempenho, que permite que o condutor registre um vídeo de alta definição das suas experiências com o carro, inclusive com sobreposições de dados, permitindo o compartilhamento dessa diversão (numa pista de corridas, por exemplo) em mídias sociais.

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Motor mais forte >> Todo o poder por trás da capacidade do novo CTS-V vem de um propulsor 6.2 superalimentado. A energia desse potente motor V8 é empregada de uma forma mais eficiente do que a geração anterior. A unidade está mais compacta, possui injeção direta de gasolina e também a desativação de cilindros em busca de maior economia, quando o veículo está numa velocidade constante de cruzeiro. Para administrar os nervosos 640 cv de potência, a nova transmissão 8L90 oferece, caso seja esse o gosto do freguês, total controle manual via ´borboletas´ no volante. O fabricante garante que essa caixa de mudanças tem um feroz algoritmo de troca tão rápido ou mais eficaz que qualquer transmissão de dupla embreagem que equipe os sedãs rivais.

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Frigir dos ovos… >> Para quem pode pagar e deseja alto desempenho sem a perda do conforto, o novo CTS-V 2016 está pronto para o desfrute em dois mundos: devagarzinho e com a suspensão macia (entendendo que o passeio é lento e familiar) ou nos mais extremos limites de um carro de corridas adaptado para as ruas. As rodas de alumínio têm 10 polegadas de largura e são calçadas com o mais moderno pneu que a Michelin tem a oferecer, um tri-composto que doa excelente aderência em situações de alto desempenho e pouco desgaste em condições normais de dirigibilidade. Seu sistema elétrico de direção é um ZF Servotronic II, ultraleve em baixas velocidades e bem firme nas altas.

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Só mais um detalhe: o `Magnetic Ride Control´ “lê” o piso mil vezes por segundo enviando dados para amortecedores cheios de fluido, que conseguem controlar de forma independente as características dos quatro amortecedores. A central eletrônica calcula a força de amortecimento ideal para cada centímetro da estrada… Um belo conjunto, sem dúvida. (Fotos: divulgação)

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