Desde 2010

buru-rodas

Elétricos: Volkswagen assegura 8 anos de garantia nas suas baterias

No início do desenvolvimento dos carros elétricos modernos, o ponto principal, aliás, a equação mais problemática era a ampliação da autonomia. Isso já foi parcialmente resolvido. Alguns fabricantes já entregam veículos que conseguem percorrer cerca de 500 quilômetros com uma carga completa nas baterias.

Outro ´nó´ que ainda incomoda os grandes construtores é o tempo de garantia das suas baterias, a maioria composta por íons de lítio. A dúvida de um possível comprador de um veículo elétrico paira, principalmente nesses dois pontos. Esta semana a Volkswagen anunciou que as baterias dos seus veículos elétricos que brevemente serão lançados, terão garantia total de 8 anos ou 160 mil km. Um detalhe: a marca alemã promete que, mesmo com esse tempo de uso, as baterias deverão entregar – pelo menos – 70% da sua capacidade inicial, anotada no veículo zero km.

O que a Volkswagen oferece é o mesmo que a Renault e a Nissan já ofertam nos seus elétricos Zoe e Leaf, respectivamente. Já a ousada marca californiana Tesla vai um pouco adiante e oferece garantia de até 201 mil km, assegurando os mesmos 70% de carga dos módulos com essa citada idade. Essa questão ainda será muito discutida na indústria automotiva, pois ainda não há segurança absoluta nesse tema. Por exemplo: quem poderá garantir que as ´cargas rápidas´ não diminuirão excessivamente a vida útil e o poder das células? Vamos aguardar. Pessoalmente, acredito muito mais no sucesso dos carros híbridos do que nas máquinas 100% elétricas. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai)