Desde 2010

buru-rodas

Fiat Argo, a sedução italiana em 7 versões diferentes

31_argo (1)

Nos últimos 18 meses a Fiat lançou a picape Toro e o subcompacto Mobi. Nesta semana a marca italiana subiu mais um degrau rumo à renovação do seu portfólio com a chegada do “Argo”. O modelo vem disputar o segmento de compactos (aonde o GM Ônix é o atual líder e o Hyundai HB20 ocupa a segunda posição). Argo era o nome do navio grego dos ´Argonautas´.

31_argo (2)

O hatch – que aposenta, definitivamente, o Punto e também as versões mais caras do Palio – chega num momento importante da Fiat e terá o papel de tentar fazer essa empresa retomar a liderança do mercado que ocupou por mais de 10 anos.

31_argo (3)

Totalmente novo >> Segundo o fabricante, o Argo ´nasceu do zero´. A maior novidade do projeto é a adoção da inédita plataforma MP1, que foi feita inicialmente pra esse carro e deverá, posteriormente, atender a outros automóveis novos dessa montadora. O ponto básico para a criação desse hatch subdividiu-se em três aspectos: o encantamento, a proteção e o conforto.

31_argo (4)

Em partes >> O primeiro detalhe recai sobre aquilo que os italianos mais sabem fazer: um design irrepreensível, caso desse modelo que está, indiscutivelmente, muito agradável esteticamente. O segundo aspecto é ressaltado pelo alto nível de segurança embarcada, tanto pelo incrível cabedal de tecnologia disponível desde a versão de entrada até a parte estrutural em si, construída com aços de alta e ultra capacidade de resistência a impactos.

31_argo (5)

Seguindo a legislação, todas as versões trazem dois airbags, mas as configurações mais caras também oferecem os chamados ´side bags´, bolsas de tamanho grande que protegem as cabeças dos ocupantes em caso de colisão tanto na frente, quanto nos assentos de trás. Por fim, o conforto. A Fiat conseguiu fazer um interior bem espaçoso para quatro pessoas. O entre-eixos do Argo mede 1.761 mm é o maior do mercado. Seu porta-malas empata com o do HB 20 em 300 litros de capacidade e a posição de dirigir é primorosamente bem resolvida.

31_argo (6)

Só os italianos… >> Falando ainda sobre a posição de guiar, os italianos são imbatíveis nesse aspecto. O volante do Argo é, provavelmente, o mais verticalizado de todos os Fiats feitos até hoje. Isso gera apoio e esportividade. O painel de instrumentos é completamente configurável ao gosto do cliente (nas versões de topo) e absolutamente todos os comandos estão facilmente localizados ao alcance das mãos, pés e olhos. A ergonomia do Argo é muito bem acertada. Podemos ter até mais títulos no futebol, mas no design e na culinária, os italianos são imbatíveis.

31_argo (7)

Estilo >> Particularmente, acho que a traseira desse hatch está até mais bonita que a parte frontal. Um olhar mais atento consegue alcançar traços comuns ao Mobi e à picape Toro. E uma observação ainda mais profunda chega aos históricos mais primitivos da Alfa Romeo, marca irmã. Uma prova disso são as aletas triplas da saída central do ar-condicionado. Estilo Alfa em puro estado de emoção. O conjunto estético, as proporções volumétricas, arestas que servem à aerodinâmica, tudo está sincronizado, atendendo com esmero ao ´todo´ desse carro.

31_argo (8)

Motores >> O Argo sairá em sete versões diferentes, com configurações que se subdividem em três tipos de motores (bicombustíveis) e três opções caixas de câmbio: 1.0 de 3 cilindros (77 cv e 10,9 kgf.m de torque); 1.3 de 4 cilindros (109 cv e 14,2 kgf.m) e 1.8 E.torQ Evo VIS com 139 cv e torque máximo de 19,3 kgf.m). Assim a Fiat amplia a escala oferecendo possibilidades que vão do consumo extremo de combustível ao desempenho esportivo.

31_argo (9)

Enfim… >> A novidade é bem interessante, já que oferece conteúdo de série acima da média da concorrência, assim como tecnologia e pacote de segurança de última geração. O cardápio assim se divide: Argo Drive 1.0 manual (R$ 46.800); Drive 1.3 manual (R$ 53.900); Drive 1.3 com câmbio automatizado GSR (R$ 58.900); Precision 1.8 manual (R$ 61.800); Precison 1.8 automático (R$ 64.600); HGT 1.8 manual (R$ 67.800) e HGT 1.8 automático por R$ 70.600.

31_argo (10)

Versão especial >> A Fiat oferecerá de maneira comemorativa, 1.000 exemplares da edição especial de lançamento “Open Edition Mopar”. Sugiro que você faça o test-drive. Ele é o Fiat mais interessante da última década: bem silencioso e mais macio do que a média.

31_argo (11)

Pra finalizar, dois itens a se observar com atenção: a tela multimídia no painel tem 7 polegadas e é de alta resolução. E as portas desse carro funcionam com a mesma maciez de uma porta de geladeira. É um detalhe técnico incrível. O Argo foi feito com o mesmo esmero característico dos bons cozinheiros italianos… (Fotos: divulgação)

31_argo (12)