31 / 12 / 2018

Ford cria centro de desenvolvimento da “fábrica do futuro”

 

A norte-americana Ford inaugurou um centro de manufatura avançada em Redford (EUA), para desenvolver as tecnologias das fábricas do futuro. No local, cerca de 100 especialistas trabalham com equipamentos como máquinas de impressão 3D, óculos de realidade virtual e robôs, testando novas formas de produção. Segundo a assessoria de imprensa da marca, o investimento na instalação foi de US$ 45 milhões.

Novos horizontes >> A Ford é uma das pioneiras da impressão 3D na indústria automotiva. Em 1988, a empresa adquiriu a terceira impressora 3D fabricada no mundo e hoje possui 90 desses equipamentos para a produção de peças e ferramentas. Os engenheiros do seu centro de manufatura avançada trabalham com 23 máquinas de impressão 3D associados a dez empresas especializadas nessa tecnologia para desenvolver aplicações com diferentes materiais, desde areia ao carbono.

Realidade virtual >> A maioria das pessoas conhece o uso da realidade aumentada em shows e videogames, mas na Ford ela serve para simular e projetar linhas de montagem. Com essa tecnologia, os especialistas podem melhorar a segurança e o fluxo de trabalho de uma linha de produção muito antes da sua construção. A realidade virtual e aumentada também permite que os times de manufatura de diversas regiões do mundo trabalhem juntos para ajustar o processo de montagem de um veículo global que será produzido em fábricas de vários países. A empresa também utiliza os chamados “robôs colaborativos”, que têm porte menor e podem trabalhar com segurança ao lado das pessoas, sem a necessidade de gaiolas de proteção. (Fotos: divulgação Ford / Instagram: @acelerandoporai) 

Deixe seu comentário