11 / 02 / 2017

Ford lança o novo Focus Elétrico na Europa

A norte-americana Ford já começou a vender no mercado europeu o novo Focus Elétrico. O maior destaque tecnológico deste carro é o sistema de recarga da bateria, que permite a obtenção de até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos. Um ´calcanhar de Aquiles´, do modelo, no entanto, é a autonomia limitada a apenas 225 quilômetros com uma carga completa.

11_f e (1)

Lançado na Europa em 2013, o Focus Elétrico foi o primeiro veículo totalmente elétrico da Ford fabricado naquele continente. Ele é um dos 13 carros globais elétricos que a Ford programou para lançar nos próximos cinco anos. O compacto conta com um motor elétrico de 145 cv e bateria de 33,5 quilowatts (capacidade quase 50% maior que a do seu antecessor). Tanto a bateria quanto o motor possuem resfriamento e aquecimento líquidos, que aumentam a eficiência energética e prolongam o ciclo de vida do conjunto.

O novo conector de carregamento rápido usa o sistema padrão da indústria, que permite plugar o Focus Elétrico em pontos de carregamento rápido nas estradas e paradas de descanso por toda a Europa. Usando o mesmo conector em um ponto de carregamento residencial (com corrente alternada de 32 A), é possível fazer a recarga total do Focus Elétrico em 5 horas, para uma autonomia de 225 quilômetros. Outra opção é fazer uma recarga parcial no período de 3 a 4 horas, que permite rodar 150 quilômetros. Pesquisas indicam que 90% dos motoristas percorrem menos de 100 quilômetros por dia, com uma distância média diária por carro de 46 quilômetros. (Fotos: divulgação) 

11_f e (3)

Deixe seu comentário