Desde 2010

buru-rodas

Ford reclama das tarifas protecionistas de Trump

Há quem o rotule de “louco” ou “arrogante”, mas a verdade é que o republicano Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, tem feito uma das melhores gestões da história daquele país. Os saldos conseguidos por ele até agora são positivos e os números apontam crescimento sólido: a arrecadação de impostos subiu, o comércio está mais aquecido do que nunca e os índices de desemprego são os mais baixos das últimas décadas.

29_f1

Sim, Trump faz uma política protecionista visando a solidez e o bem estar dos norte-americanos, mas, mesmo assim isso não agrada a todos. Esta semana foi a vez de James Hackett (CEO da Ford) reclamar das medidas administrativas de Donald Trump. A sobretaxa em cima da importação de aço, por exemplo, é uma das maiores queixas de Hackett. O executivo diz que tais ações causarão “contínuas obstruções e largos prejuízos à Ford, coisa de mais de 1 bilhão de dólares entre o ano fiscal de 2018 até o fechamento de 2019”, número assustador para uma marca que já vem apresentando prejuízos enormes nos últimos anos.

James Hackett (CEO da Ford) não está gostando das medidas de Trump...
James Hackett (CEO da Ford) não está gostando das medidas de Trump…

James Hackett disse que a Ford já anulou a exportação do Ford Focus Active da China para os EUA, já que os altos impostos cobrados por Trump inviabilizam a transação. O presidente americano é claro como água quando diz que quer a indústria local muito mais forte e que as marcas automotivas devem pensar em fabricar veículos dentro do território yankee.

Polêmico presidente norte-americano conseguiu aquecer a economia e diminuir o número de desemprego
Polêmico presidente norte-americano conseguiu aquecer a economia e diminuir o número de desemprego

E o aperto deverá aumentar, pois o atual governo dos EUA está pensando em criar mais um imposto protecionista que deve taxar em 25% todas as peças de automóvel ou veículos completos provenientes da Europa rumo aos Estados Unidos. Se esse imposto realmente for aprovado, deverá gerar um aumento de preço entre 1.700 e 5.800 dólares por carro. (Fotos: divulgação Ford) 

29_f4