Desde 2010

buru-rodas

Francesa Peugeot apresenta a sua nova picape

23_pp (1)

Apesar de não ter tanta tradição em picapes no mercado brasileiro, a Peugeot, desde 1956 (com o modelo 403 Camionnette-Bâchée), participa ativamente desse segmento. A famosa marca francesa, conhecida pelo requinte dos seus automóveis, apresentou no final dessa semana o seu mais recente lançamento. Denominada apenas de “Peugeot Pick Up”, o utilitário enfatiza o retorno desse fabricante ao pujante mercado de picapes do continente africano, local aonde, inicialmente, esse modelo começará a ser vendido.

23_pp (2)

Força bruta! >> O novo projeto caracteriza-se em primeiro lugar pela funcionalidade de uso e versatilidade. A nova picape Peugeot é bem completa, mas não oferece um padrão excepcional de luxo e requinte, como o faz na maioria dos seus carros de passeio. O produto será especialmente destinado aos clientes que desejam uma ferramenta de trabalho confiável em todas as circunstâncias e com baixo custo de manutenção.

23_pp (3)

Dimensões >> Com um comprimento de 5,08 m e carroceria (inicialmente) só com cabina dupla, ela terá tração 4X2 (opção 4X4) e apenas câmbio manual e motor a diesel nesse primeiro instante. Historicamente a nova Peugeot Pick Up junta-se ao já citado 403 Camionnette-Bâchée (1956), ao Peugeot 404 Camionnette-Bâchée (1967) e ao 504 Pick-up, que foi vendido no Brasil e teve a sua produção mantida até 2005 na Nigéria. Se você tem boa memória, vai relembrar também da picape compacta Hoogar, carro de pouquíssimo sucesso e que também foi comercializado no Brasil entre abril de 2010 e maio de 2013.

23_pp (4)

Outros detalhes >> O modelo tem o que se pode chamar de ´design simples e robusto´. A suspensão é bem elevada com distância em relação ao solo variando entre 210 e 215 mm, dependendo da versão. A cabine dupla e o compartimento traseiro são fixados num chassi de aço. O esquema de suspensão traseiro (com capacidade para apenas 815 kg) é secular, como a maioria das picapes em linha no mundo todo: eixo traseiro rígido com feixes de molas. Os pneus são da marca Yokohama. A caçamba de carga mede 1,40 m de comprimento por 1,39 m de largura e vem equipada com ganchos de ancoragem no exterior, coisa inexistente, por exemplo, no mercado brasileiro.

23_pp (5)

Motorização >> A marca francesa diz que a nova picape terá motor turbodiesel longitudinal de 4 cilindros e 2,5 litros de volume (2.500 cm³). A unidade desenvolve 115 hp e 28 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente e a caixa de câmbio é manual de 5 velocidades. A versão 4×4 oferece tração reduzida (4X4 Low) para o uso extremo em baixas velocidades. No geral, pacote de equipamentos básico, mais focados para o trabalho rústico: ar-condicionado com acionamento simples (sem controle digital), vidros elétricos, rádio com CD player e porta USB, freios ABS e airbags para condutor e passageiro do banco da frente. (Fotos: divulgação)

23_pp (6)