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Freemont e Panda Cross: novidades da Fiat no Salão de Genebra 2014

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Habitualmente, o Salão de Genebra sempre é uma excelente vitrine para as montadoras apresentarem suas novidades e, em 2014, a coisa não será diferente. A Fiat, por exemplo, fará a estreia mundial de dois modelos, o Freemont Cross e o Panda Cross, ambos com propostas aventureiras e com uma vasta lista de equipamentos a bordo.

Freemont Cross: SUV tipicamente urbano agora ganhou opção com aparência mais robusta
Freemont Cross: SUV tipicamente urbano agora ganhou opção com aparência mais robusta

Freemont Cross >> Esse SUV será um dos destaques da montadora italiana em Genebra. O modelo, tradicionalmente urbano, agora aparece com aparência mais robusta, com aparatos de design que devem servir para justificar o sobrenome “Cross”. Virá com novos para-choques dianteiro e traseiro, grade dianteira em preto brilhante, rodas de 19″ polegadas, molduras pretas nos conjuntos ópticos dianteiros e traseiros, além de novos bancos em couro, GPS, câmera de estacionamento traseira e sistema de áudio Premium Alpine. A nova versão top de linha está disponível com o motor de 140 cv 2.0 MultiJet II com caixa de câmbio manual de 6 velocidades e tração dianteira, enquanto o motor 170 hp 2.0 MultiJet II traz a opção da versão 4×2 de câmbio manual e a versão AWD (tração nas quatro rodas) com transmissão automática de 6 velocidades.

Panda Cross: versatilidade que oferece até tração 4X4 e sistema de prevenção de acidentes que freia o veículo sem a intervenção do condutor
Panda Cross: versatilidade que oferece até tração 4X4 e sistema de prevenção de acidentes que freia o veículo sem a intervenção do condutor

Novo Panda Cross >> A fabricante europeia apresenta o Panda Cross como um “aventureiro urbano ágil”. O compacto traz muita tecnologia, as mais importantes, relacionadas a seguir:

– Sistema de transmissão “Torque on demand” (equipamento que é ativado automaticamente, conforme a necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis);

– Modo ESC completo (Electronic Stability Control) com função ELD (Electronic Locking Differential). Somados, eles fornecem mais estabilidade e controle para dirigir e, principalmente, arrancar em terrenos escorregadios;

– Sistema seletor “Terrain Control” que fornece tipos diferentes de possibilidade de uso de tração AWD, assim subdivididos:

A) Auto (distribuição automática de torque entre os eixos, de acordo com a aderência da superfície da estrada);

B) Lock (tração 4X4 acionada com distribuição de torque entre as quatro rodas, frenagem das rodas com perda de aderência e transferência de força para os pneus com mais ou menos aderência);

C) Hill Descent (controle de velocidade em descidas íngremes ou vias irregulares);

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Além disso, o Panda Cross também vem com o “City Brake Control”, premiado sistema que reconhece a presença de outros veículos ou obstáculos à frente do automóvel, freando automaticamente caso o condutor não consiga intervir diretamente para evitar uma colisão ou atenuar suas consequências; ativo para velocidades de até 30 km/h. O modelo vem com duas versões de motor, ambas disponíveis com Start&Stop: 1.3 MultiJet II Turbo com 80hp a gasolina e a diesel e 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, este último com caixa de câmbio de 6 marchas. (Fotos: divulgação)

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