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Gorilla Glass, o vidro mais leve e resistente do mundo, começa a equipar carros

Aliviar o peso dos carros, motos e aviões, hoje é uma missão perseguida arduamente pela indústria. A redução de massa – por menor que seja – significa economia de combustível e diminuição de emissões de gases. Recentemente, a Ford e a Corning Glass integraram uma tecnologia de baixo peso ao parabrisas e à tampa de motor do novo esportivo Ford GT.

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Este vidro de segurança dividido em três peças para o novo supercarro norte-americano, tem uma função estética (de exibir o motor do carro) e também, como dito acima, participa do conjunto mecânico. A segunda versão do Ford GT apareceu no Salão de Detroit no começo deste ano e, de lá pra cá, tem recebido muita atenção dos entusiastas automotivos.

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O compósito de vidro “Gorilla Glass” foi desenvolvido para fazer face a todos os padrões de segurança do GT tanto em termos de proteção passiva como ativa. Ele substitui o parabrisas tradicional multipainel com uma estrutura tripartite chamada de “janela híbrida”, consistindo de um painel de vidro automotivo endurecido, uma intercamada termoplástica absorvedora de ruídos e uma camada externa de vidro temperado. Segundo o fabricante, isso se traduz numa redução de peso de 30% em relação aos “sanduíches” de vidros temperados tradicionais.

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No Ford GT, a substituição do parabrisas e da tampa de motor pelo vidro Gorilla significa 5,5 kg a menos no peso total do veículo. Pode parecer pouco, mas, de acordo com a engenharia da Ford, esse mínimo de massa aliviada favoreceu o centro de gravidade do esportivo, melhorando sua aceleração e estabilidade em curvas. O vidro Gorilla para uso automotivo é entre 25 e 50% mais fino, tem resistência igual ou melhor do que o vidro automotivo comum e as mesmas características de resistência a impactos. O vidro tradicional tem de 4 a 6 mm de espessura, enquanto o Gorilla tem de 3 a 4 milímetros. (Fotos: divulgação)

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